27 de novembro de 2024
E se o carro elétrico ‘carregasse’ sua casa? A GM
Compartilhe:

Já é possível carregar um carro elétrico na tomada de casa, mas e se um carro elétrico pudesse alimentar toda a energia de uma casa? Em teoria, você não precisaria mais se preocupar com falta de energia e poderia até economizar no final do mês.

A GM Energy, uma subsidiária da General Motors, vai tornar isso realidade — e já fez uma demonstração.

Leia mais:

  • Por que o governo vai aumentar os impostos em carros elétricos chineses nos EUA?
  • 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
  • Investimento para produzir energia limpa aumentou 70% em 2023

Carro elétrico abasteceu uma casa

A GM Energy fez uma demonstração de como isso poderia acontecer na prática. A bateria de uma Chevrolet Silverado RST 2024 se conectou à rede elétrica de uma mansão de 900 metros quadrados em Beverly Hill, na Califórnia.

Segundo o Ars Technica, que esteve no evento, eram 51 luzes acesas, sem contar uma variedade de eletrodomésticos da GM conectados na tomada.

Mas como isso acontece?

  • O começo de tudo é o GM Energy Powershift, um carregador de 80 A que abastece a picape a 19,2 kW. A tecnologia bidirecional também permite fazer o caminho inverso e enviar a energia da bateria carregada para a casa;
  • Uma vez que o processo contrário começa a acontecer, a corrente elétrica vai para um Home Hub, uma espécie de central de energia da casa, e distribui para os dispositivos;
  • A GM Energy fez uma demonstração em que a energia da casa para de funcionar e a bateria “Dark Start” do veículo assume o controle;
  • Segundo o site, demorou 36 segundos desde até a inicialização do sistema;
  • Todo esse processo pode ser acompanhado pelo aplicativo MyChevy.
Chevrolet Silverado abastaceu uma casa inteira com bateria elétrica (Foto: GM Energy/Reprodução)

Quem pode ter o sistema

Atualmente, o sistema funciona apenas com a Chevrolet Silverado EV RST nos estados da Califórnia, Flórida, Michigan, Nova York e Texas, nos Estados Unidos.

A GM, no entanto, deixou claro que planeja incluir essa tecnologia nos modelos Sierra Denali, Cadillac Lyriq, Chevrolet Blazer e Equinox em breve. Até 2026, a intenção é que todos os carros elétricos da montadora sejam equipados com a tecnologia bidirecional.

A empresa também revelou que estenderá a possibilidade para todos os estados americanos ainda este ano, mas não há informações sobre disponibilidade em outros países.

Quando estiver pronta para uso comercial, bateria poderia aumentar capacidade de carros elétricos (Imagem: Vitória Lopes Gomez via DALL-E/Olhar Digital)

Quanto tempo dura a bateria conectada na casa?

Um engenheiro da GM Energy, Brent Deep, revelou que a bateria da picape Silverado RST pode abastecer uma casa com quatro moradores, dois aparelhos de ar condicionado, banheira de hidromassagem, máquina de lavar roupa, forno e fogão elétrico e outros eletrodomésticos (sem contar as luzes acesas) por quatro dias.

Vale lembrar que a economia depende do tipo de consumo energético de cada residência (que vai ditar quantas vezes o carro precisaria ser recarregado para dar conta).

O post E se o carro elétrico ‘carregasse’ sua casa? A GM tornará isso realidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/17/carros-e-tecnologia/e-se-o-carro-eletrico-carregasse-sua-casa-a-gm-tornara-isso-realidade/