4 de novembro de 2025
Ciclone, neve e frente fria: o clima extremo no Brasil
Compartilhe:

Após os danos causados por temporais na metade Norte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (3), a instabilidade perdeu força em grande parte do estado. No entanto, as autoridades gaúchas estão em alerta para os próximos dias.

De acordo com a Climatempo Meteorologia, um ciclone extratropical deve atingir a região no decorrer da sexta-feira (7). São esperadas grandes quantidades de chuva e fortes rajadas de vento, com alertas para potenciais estragos em algumas áreas.

Ciclone extratropical deve se formar entre a Argentina e o Uruguai (Imagem: Shutterstock AI/Shutterstock)

Chuva deve começar na madrugada

  • A previsão indica que o ciclone deve se formar entre a Argentina e o Uruguai.
  • Além do Rio Grande do Sul, a frente fria associada afetará outras áreas do Sul do Brasil e pode influenciar o tempo em São Paulo e Mato Grosso do Sul, por exemplo.
  • A expectativa é que a chuva deve começar já na madrugada de quinta (6) para sexta.
  • Os efeitos devem ser sentidos inicialmente no Oeste, na Região das Missões, com o mau tempo avançando para as demais regiões do estado gaúcho ao longo do dia.
  • As informações são do G1.

Leia mais

  • La Niña deve trazer frio e chuva para o Brasil em novembro
  • Esta IA promete democratizar a previsão do tempo; entenda
  • Ciclone extratropical pode ter criado maior onda surfada no Brasil
Gotas de chuva caindo no chão
São esperados grandes acumulados de chuva (Imagem: Daniel Tadevosyan/Shutterstock)

Alerta para potenciais estragos

Os meteorologistas afirmam que o ciclone pode gerar acumulados de chuva superiores a 100 mm em apenas 24 horas em cidades como Porto Alegre. Já as rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h em algumas áreas.

Essa combinação é considerada bastante perigosa. As autoridades alertam para o risco de queda de árvores, destelhamentos, interrupção no fornecimento de energia elétrica e prejuízos às atividades agrícolas.

Pessoa com guarda-chuva enfrentando vento forte
Rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h (Imagem: mgequivalents/Shutterstock)

No sábado (8), o centro do sistema ciclônico deve se posicionar próximo à costa gaúcha, com deslocamento gradual para o oceano ao longo do dia. Mesmo com o afastamento do fenômeno, o tempo deve continuar fechado, com chuva fraca e garoa em diversas regiões do Rio Grande do Sul.

O post Ciclone extratropical deve atingir o RS nos próximos dias apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/04/ciencia-e-espaco/ciclone-extratropical-deve-atingir-o-rs-nos-proximos-dias/