4 de novembro de 2025
Empresa japonesa retoma produção de veículos no Brasil após paralisação
Compartilhe:

A Toyota reativou a produção de veículos no Brasil, retomando as atividades nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, localizadas no interior de São Paulo. As unidades estavam paralisadas há pouco mais de 40 dias, desde 22 de setembro, em decorrência dos graves danos causados por uma tempestade à planta de Porto Feliz (SP), responsável pela produção dos motores da montadora.

A retomada, iniciada nesta segunda-feira (3), será gradual e contará, nesta primeira etapa, com a utilização de motores e peças importados de outras unidades da Toyota no exterior. Inicialmente, a Toyota do Brasil focará na produção das versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross.

A produção de veículos com motores convencionais para o mercado brasileiro e exportação, abrangendo os modelos Corolla e Corolla Cross, tem previsão de ser retomada somente em janeiro de 2026, conforme informado pela montadora em outubro.

Impacto da tempestade

As fortes chuvas e vendavais que atingiram o estado de São Paulo no dia 22 de setembro causaram um cenário de destruição e grandes prejuízos. A Defesa Civil contabilizou 33 ocorrências, resultando em 24 pessoas feridas, oito desabrigadas e 33 desalojadas em diversas regiões.

Na planta da Toyota em Porto Feliz, o destelhamento causou danos consideráveis, deixando dez pessoas feridas e oito desabrigadas. Além disso, foram registrados alagamentos e quedas de árvores na região. Outras cidades como Rancharia, Ourinhos, Santa Fé do Sul, Presidente Prudente e Presidente Venceslau também tiveram ocorrências graves com vendavais e destelhamentos.

Em Dracena, uma árvore caiu sobre um veículo, e em Osasco, o desabamento do telhado de três residências deixou famílias desalojadas.

Leia também:

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/toyota-retoma-producao-de-veiculos-no-brasil-apos-paralisacao-de-40-dias-por-tempestade/