4 de novembro de 2025
Porto da Cultura: Polícia Civil e órgãos ambientais checam denúncia
Compartilhe:

A Polícia Civil do Maranhão, com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental da PMMA e da Patrulha Ambiental Municipal, realizou na manhã desta terça-feira (4/10) uma incursão na região do Porto da Cultura, no bairro Sá Viana, em São Luís, para averiguar denúncias sobre a existência de um aterro irregular com uso de resíduos da construção civil.

De acordo com as denúncias feitas à Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), a prática estaria causando impacto ambiental e representando risco de futuros alagamentos em áreas residenciais próximas.

Ao chegar ao local, as equipes constataram a veracidade das informações, identificando a existência de uma linha de contenção feita com pneus, além do acúmulo de entulho e lixo em uma área estimada entre 15 e 20 metros de extensão, atingindo a vegetação de mangue, ecossistema de preservação permanente.

O responsável pelo local não apresentou documentação que autorizasse a atividade, como alvará, licença ambiental ou estudo de impacto ambiental e, por se tratar de uma prática potencialmente poluidora, foi conduzido à Delegacia Especial do Meio Ambiente (DEMA), onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer posteriormente ao Poder Judiciário.

Além disso, foram aplicadas multas administrativas pelos órgãos competentes, superiores a R$ 10 mil, e requisitadas perícias ao Instituto de Criminalística (ICRIM) para avaliação de possíveis danos ambientais decorrentes da ação irregular.

*Fonte: ascom/pcma

Fonte: https://oimparcial.com.br/policia/2025/11/porto-da-cultura-policia-civil-e-orgaos-ambientais-checam-denuncia-de-aterro-irregular/