6 de novembro de 2025
MAC antecipa viagem para o jogo do acesso
Compartilhe:

Está tudo pronto para o lançamento do calendário do futebol maranhense da próxima temporada. O anúncio oficial será feito durante evento marcado para esta quinta-feira (06), durante evento marcado para um hotel localizado na Ponta d’Areia em São Luís, com a presença de representantes de clubes e entidades filiadas. Na oportunidade todo o plano de ação será detalhado, com destaque para o Campeonato Maranhense, que será disputado em 11 datas a partir do mês de janeiro.

A fórmula de disputa deverá ser a mesma, já bastante debatida pelos clubes, que estiveram reunidos, pela última vez, na última segunda-feira, para tratar do assunto, acertando os dos principais itens necessários ao bom andamento da principal competição estadual. Todavia, outras novidades de interesse geral deverão ser divulgadas.

Já está definido que o campeonato terá oito clubes da Série A, e a  primeira fase será composta por sete rodadas, com os times jogando apenas em sistema de ida. Os quatro melhores avançam para a semifinal, com jogos de ida e volta, assim como a final.

Há uma expectativa de parcerias do poder público (estadual e municipal), a pedido dos dirigentes. A proposta dos clubes também prevê alterações na fórmula de disputa que deverá alterar o número de participantes a partir da temporada de 2027.

Passagens, hospedagens e transportes

A boa notícia para os clubes que vão disputar o Campeonato Maranhense da Série A, no próximo ano, é que todas as despesas com passagens, hospedagens e transportes serão custeadas pela Federação. A entidade ainda não revelou de onde chegarão os recursos, mas poderá esclarecer o assunto no evento desta noite. A informação foi prestada à reportagem do O Imparcial por Itamar Ferreira, que vem respondendo pelo cargo de Diretor de Competições da FMF.

“Sem dúvida é uma boa ajuda para os clubes, que durante esta competição, todos os anos têm elevados gastos com deslocamentos para o interior, notadamente Imperatriz, que agora terá a participação de duas equipes. Além disso, como os jogos lá têm sido sempre aos sábados à noite, o número de diárias aumenta para duas, gerando mais despesas”, observa Itamar.

Ainda não está totalmente decidido o número de vagas na próxima Copa do Brasil, que deverá ser oficializado em dezembro, quando a CBF fará a divulgação do ranking geral de federações. Há grandes possibilidades do estado do Maranhão ter três representantes. Por enquanto, estão garantidos o campeão estadual e o vice. Neste ano, também foram definidas duas vagas para a Copa do Nordeste, mas no ano que vem pode haver mudanças de critérios na escolha, a partir do segundo colocado nos estaduais serem indicados pelo ranking geral de clubes na Confederação.

Se o nosso estado tiver aumentado o número de participantes na Copa do Brasil, haverá duas opções de escolha: ordem de classificação a partir do terceiro ou quarto lugar ou a volta da Copa FMF no final do ano. Todavia, caberá aos clubes, nesse caso, decidir até a divulgação definitiva do regulamento, a preferência pela Copa ou mais uma vaga na Série D do Brasileiro.

Em 2026, classificam-se quatro equipes na primeira fase para a semifinal. O quinto colocado será mantido na primeira divisão para o próximo ano e o oitavo será o primeiro rebaixado. O segundo sairá de uma disputa entre o sexto e o sétimo lugares. Em 20027 cai apenas um e  subirão três. Em 2028 a competição terá 10 clubes.  Na Ilha, onde teremos cinco clubes no Estadual,   no momento temos apenas dois estádios disponíveis na capital, e mais um em São José de Ribamar, ainda em fase de implantação do novo gramado.

Divisões de base

O projeto da FMF é promover, além das séries A e B em 2026, os campeonatos das divisões Sub-13,  Sub-14, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. O problema está na falta de datas e de estádios disponíveis ainda no primeiro semestre. Por isso, é possível que as competições prossigam no segundo.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/calendario-do-futebol-maranhense-sera-lancado-esta-noite/