7 de novembro de 2025
China suspende embargo e retoma importações de frango brasileiro após
Compartilhe:

A China anunciou nesta sexta-feira (7) a suspensão do embargo imposto às importações de produtos do Brasil por causa do surto de gripe aviária. A decisão representa um alívio para o agronegócio brasileiro, que tem na China seu principal parceiro comercial no setor de carnes.

O comunicado foi feito pela Administração Geral de Alfândegas chinesa, responsável pela liberação das importações. Até o momento, o governo chinês não especificou quais produtos estarão incluídos na retomada do comércio.

Retomada após quase seis meses de suspensão

A compra de frango brasileiro pela China havia sido interrompida em 16 de maio, depois que o Brasil registrou seu primeiro e único caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O episódio levou Pequim a adotar a suspensão temporária por precaução.

O Brasil, maior exportador de frango do mundo, envia o produto para 151 países. Só em 2024, a China importou mais de 560 mil toneladas da carne de frango brasileira, segundo dados do setor.

Auditoria chinesa e certificação sanitária

No fim de setembro, uma comitiva do governo chinês esteve no Brasil para realizar uma auditoria técnica. O objetivo foi verificar as medidas de controle e biossegurança adotadas pelo país após o foco isolado da doença.

Após 28 dias sem novos registros de gripe aviária em granjas comerciais, o Brasil se declarou livre da enfermidade no dia 18 de junho. O prazo foi contado a partir de 22 de maio, quando foi concluída a desinfecção da granja de Montenegro.

Na mesma data, o Ministério da Agricultura notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os países importadores sobre o restabelecimento do status sanitário brasileiro.

Impacto no comércio e consumo interno

A retomada das exportações deve reforçar o bom desempenho do setor avícola, que vem em crescimento desde 2018. Naquele ano, o Brasil exportou 4,1 milhões de toneladas de carne de frango, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Embora o país lidere o ranking mundial de exportações, a maior parte da produção é destinada ao consumo interno. Aproximadamente 64,6% do frango produzido no Brasil permanece no mercado doméstico, e o consumo per capita chega a cerca de 45 quilos por ano.

Com o fim do embargo, o Brasil volta a fortalecer sua posição como fornecedor estratégico de proteína animal para o maior mercado consumidor do planeta. A expectativa do setor é que os embarques ao país asiático retomem o ritmo anterior à suspensão já nas próximas semanas.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/china-suspende-embargo-e-retoma-importacoes-de-frango-brasileiro-apos-caso-de-gripe-aviaria/