7 de novembro de 2025
Banda José Pinhal Post-Mortem Experience termina carreira com concertos nos
Compartilhe:


por Lusa,    7 Novembro, 2025


Fotografia de Beatriz Blasi

PUB

A banda José Pinhal Post-Mortem Experience tem dois concertos marcados para os coliseus do Porto e de Lisboa, no próximo ano, com os quais irá pôr fim a uma carreira de dez anos dedicados a homenagear o cantor José Pinhal.

Os concertos estão marcados para 09 de outubro, no Coliseu do Porto, e 07 de novembro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, anunciou a banda hoje em conferência de imprensa na sala que irá acolher o espetáculo na capital.

A José Pinhal Post-Mortem Experience foi criada em 2016 para homenagear José Pinhal, “mestre de baile, ícone romântico e figura maior da cultura popular nortenha”, recorda-se no texto de apresentação dos espetáculos.

Ao fim de dez anos “a levar o nome de José Pinhal a palcos de todo o país, chega agora o momento da despedida”.

Os dois últimos concertos da banda, que surgiu como uma “homenagem espontânea”, serão “uma celebração intensa da vida, da música e do legado de José Pinhal”.

José Pinhal foi um cantor popular, nascido em Matosinhos, responsável por temas como “Tu és a que eu quero (Tu não prendas o cabelo)”, “Porém não posso” e “Magia (Bola de cristal mentia)”.

O cantor morreu em 1993, aos 41 anos, num acidente de viação quando regressava de um concerto.

No inicio dos anos 2000, “numa altura em que o cantor se tornara praticamente desconhecido, a sua obra começa a despertar o interesse de estudantes de Belas-Artes no Porto, que dão início à digitalização e partilha das suas músicas, sobretudo no circuito artístico nacional”.

Em 2016 surgiu o “super grupo de baile”, composto por sete músicos, ligados à editora e coletivo artístico portuense Favela Discos: Bruno Martins (voz), David Machado (saxofone), João Sarnadas (guitarra), José Cordeiro (baixo), José Pedro Santos (bateria), Nuno Oliveira (percussão) e Tito Santos (teclado e trompete).

Além da banda tributo, foi criado em 2020 o documentário “A vida dura muito pouco”, de Dinis Leal Machado, disponível na plataforma Filmin, e a Lusofonia Record Club reeditou em vinil a discografia completa (“José Pinhal – Vol.1”, José Pinhal – Vol.2” e “José Pinhal – Vol.3”) do cantor.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/banda-jose-pinhal-post-mortem-experience-termina-carreira-com-concertos-nos-coliseus-do-porto-e-lisboa/