O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), concluiu nesta sexta-feira (7) o curso de Conservação em Documentos Suporte Papel, voltado à preservação de obras e documentos do acervo público estadual. A formação, que não era oferecida há 15 anos, foi realizada no laboratório de restauro da Curadoria do Palácio dos Leões, um dos poucos espaços em funcionamento no Nordeste dedicados a esse tipo de trabalho.
“É uma iniciativa muito importante, principalmente para a conservação dos bens que pertencem ao Estado, garantindo que, no futuro, as pessoas tenham acesso ao que temos preservado”, destacou Camila Moraes, servidora da Curadoria e Bens Culturais da Segov, que participou do último módulo da capacitação.
Iniciado em agosto, o curso abordou técnicas de conservação e restauro de obras em papel, com foco em acervos relevantes do Maranhão, como a coleção de Arthur Azevedo, considerada uma das maiores da América Latina e atualmente exposta no Museu do Palácio dos Leões.
Segundo Anna Carolina Vieira, secretária adjunta de Curadoria e Bens Culturais da Segov, a formação foi dividida em quatro módulos e tratou de temas como conservação preventiva, restauração de livros e manuscritos, além de práticas voltadas a gravuras históricas. “Trabalhamos com novas técnicas, materiais e alunos. Essa capacitação aperfeiçoa o trabalho desenvolvido pela Curadoria”, afirmou.
A atividade contou com a participação de profissionais de diferentes instituições da capital, como a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) e o Arquivo Público do Estado do Maranhão.
O curso foi idealizado após a participação de Anna Carolina Vieira em uma capacitação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde conheceu os professores Cezar Karpinski e Rita de Cássia Castro da Cunha, responsáveis pelos módulos ministrados em São Luís.
“Essas formações são essenciais para fortalecer o trabalho de preservação do patrimônio histórico maranhense”, ressaltou Rita de Cássia.
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/11/curso-de-restauro-em-papel-e-retomado-no-maranhao-apos-15-anos/
