8 de novembro de 2025
Governo envia força-tarefa em socorro a vítimas de tornado no
Compartilhe:

A ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, acompanha neste sábado (8) a mobilização da Defesa Civil Nacional destinada ao Paraná, após a passagem de um tornado que devastou parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, na tarde de sexta-feira (7), e deixou 6 mortos. A comitiva tem como objetivo prestar socorro imediato às famílias afetadas, além de articular medidas de assistência e reconstrução.

Sob orientação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal montou uma força-tarefa para atuar na região. Gleisi está acompanhada pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, pelo diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, e por Julio Pinheiro, secretário especial de Assuntos Federativos. Também integram a equipe representantes da Defesa Civil Nacional, enviados pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além do diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni.

Em declaração pública, Gleisi resumiu a missão da comitiva: “A missão é levar apoio do governo federal às vítimas do tornado que atingiu cidades da região, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para a reconstrução, em coordenação das prefeituras com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O presidente Lula determinou que todo o apoio seja levado à população paranaense”.

Ela também destacou a importância da união nesse momento. “Nossa solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu e região, no Paraná, atingidas por um ciclone nesta sexta-feira, e outros municípios do Estado afetados por temporais. Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido. O governo do presidente Lula, por meio da Defesa Civil e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, não medirá esforços para amparar as famílias atingidas”, afirmou em publicação na rede X (antigo Twitter).

O presidente estadual do PT no Paraná, Arilson Chiorato, que também é líder da oposição na Assembleia Legislativa, reforçou o apoio ao município, colocando o mandato e o partido à disposição. “Nossa solidariedade mais uma vez, contem com nosso mandato e com o apoio do Governo Federal nesse momento. Que Deus abençoe e ilumine todos e todas nesse momento”, disse.

Mesmo em viagem à Colômbia para a Cúpula da Celac, o presidente Lula anunciou, também pelo X, o envio da comitiva federal ao estado. O petista prestou condolências às famílias e mencionou que o tornado causou destruição nas cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, deixando ao menos seis mortos e mais de 600 feridos. “Seguiremos apoiando a população paranaense. E prestando todo o auxílio que for necessário”, escreveu.

Os ministros e técnicos viajaram em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã deste sábado, acompanhados por equipes especializadas da Defesa Civil e por profissionais da Força Nacional do SUS, que atuarão na logística de atendimento humanitário e no planejamento para a fase de reconstrução.

Além disso, a pedido de Lula, o governo federal deve assinar ainda hoje um decreto reconhecendo a situação de calamidade pública nos municípios atingidos. Esse reconhecimento permitirá que prefeituras acessem recursos federais para ações emergenciais. O ministro Waldez Góes, que já entrou em contato com os prefeitos, planeja iniciar o envio de medicamentos, água potável e colchões, além de atuar na liberação de vias afetadas pelas tempestades.

Fonte: https://horadopovo.com.br/governo-envia-forca-tarefa-em-socorro-a-vitimas-de-tornado-no-parana/