O ingresso de Luiz Cláudio da Silva, irmão da primeira-dama Janja da Silva, na equipe da prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), tem gerado questionamentos sobre sua participação na campanha eleitoral. Apelidado de “Janjo” pelos membros da pré-campanha, Luiz Cláudio, que é publicitário, foi apontado como integrante da coordenação da campanha, embora sua experiência política anterior não esteja clara.
Segundo informações obtidas pela colunista Andreza Matais, do UOL, sua chegada à cidade há aproximadamente um mês levantou especulações sobre possíveis vínculos com o presidente Lula, já que a gestão federal tem direcionado recursos extras para Cabo Frio, especialmente na área da saúde. Contudo, a assessoria do presidente negou qualquer indicação de Luiz Cláudio para a campanha.
A prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota esclarecendo que Luiz Cláudio não possui nenhum cargo ou função na administração municipal atual, embora não tenha comentado sobre seu envolvimento na campanha de Magdala. Além disso, a nota também desvinculou André Bandeira, assessor especial da prefeita, de qualquer questão relacionada à gestão municipal e afirmou que ele é apenas pré-candidato a vereador.
Magdala Furtado, que recentemente trocou o PL pelo PV e anunciou sua candidatura à reeleição com o apoio do PT, tem atraído membros proeminentes do partido, como o deputado Lindbergh Farias e Benedita da Silva, para sua campanha. O objetivo do PT é estabelecer uma presença política na região, tradicionalmente dominada pela direita.
A relação entre a prefeitura de Cabo Frio, o governo federal e figuras políticas de destaque tem sido objeto de escrutínio, especialmente após a nomeação do filho da ministra Nísia Trindade para a Secretaria Municipal de Cultura, seguida pela alocação de recursos extras para a cidade pelo Ministério da Saúde. Essas ações geraram controvérsias, mas a ministra afirmou que atendeu a uma demanda legítima do município.
O assessor especial de Magdala Furtado (PV), André Bandeira, não deixou dúvidas sobre como o irmão da Janja saiu de Curitiba (PR), onde mora, e foi parar numa campanha eleitoral em Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense. “Magdala é a candidata do Lula. O governo federal a está ajudando de todas as maneiras”, afirmou.
Questionado se Luiz Cláudio foi indicado pelo presidente, respondeu: “É. O Lula está investindo muito na cidade. Trazendo obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] para cá, tem os ônibus elétricos para transporte gratuito. Creche em tempo integral pelo PAC. Além da saúde, tem muita coisa. Magdala é indicação do Lula”, disse o braço-direito da prefeita.
Em meio a essas dinâmicas políticas, o PT busca expandir sua influência na região, enquanto Magdala Furtado busca garantir sua reeleição com um novo apoio partidário.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/irmao-de-janja-entra-na-campanha-a-reeleicao-da-prefeita-de-cabo-frio-que-conta-com-apoio-do-pt/