Consultas, exames e atendimentos especializados chegaram mais perto das comunidades quilombolas no último sábado (8). O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu o 1º Mutirão de Saúde Quilombola, que contabilizou 915 atendimentos à população da comunidade Romana II, em São João Batista, a cerca de 280 km da capital. Ao todo, foram 299 consultas e 616 exames realizados, beneficiando 379 pacientes.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e a Ebserh, com o objetivo de ampliar o acesso da população quilombola a consultas e exames especializados, além de incentivar o diagnóstico precoce e garantir continuidade ao tratamento. A ação integrou uma mobilização nacional voltada à saúde das populações indígenas e quilombolas.
Cerca de 40 profissionais de saúde se deslocaram de São Luís até o município de São João Batista para oferecer um atendimento mais próximo e humanizado aos moradores da comunidade remanescente de Romana II e de localidades vizinhas.
“O Maranhão é o estado com o maior número de comunidades quilombolas no Brasil e o segundo em que mais pessoas se autodeclaram quilombolas. Sabemos das dificuldades enfrentadas em relação ao acesso à saúde, saneamento e educação”, destacou o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito.
Ele ressaltou ainda que o mutirão possibilitou o contato direto de médicos especialistas com as comunidades. “Contamos com o apoio de médicos da família, do Sesi, que disponibilizou um caminhão oftalmológico, e da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista. Foi uma ação muito produtiva e esperamos que traga bons resultados para a população”, afirmou.
O mutirão ofereceu consultas em nefrologia, endocrinologia, ginecologia, pediatria e oftalmologia, além de atendimentos multiprofissionais em nutrição e fisioterapia. Foram realizados ainda exames laboratoriais e de imagem. Estudantes do curso de Medicina de Pinheiro, vinculados ao projeto de extensão Educação e Saúde da Comunidade e da Família, também participaram da ação.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA integra a Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais, oferecendo suporte à formação de profissionais de saúde, ao desenvolvimento de pesquisas e à prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).
*Fonte: GOVMA
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/11/mutirao-leva-atendimentos-de-saude-a-comunidade-quilombola-no-maranhao/
