Antes do começo da temporada 2023/2024 na Europa, o Paris Saint-Germain perdeu duas das principais estrelas do elenco: Lionel Messi, que foi para o Inter Miami, dos Estados Unidos, e Neymar, que assinou com o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Sem os dois jogadores, o clube francês perdeu popularidade entre os brasileiros, como mostra a pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor, uma parceria Quaest/CNN/Itatiaia.
Em 2023, ainda com a presença da dupla ex-Barcelona, o PSG era o terceiro clube estrangeiro com maior número de torcedores no Brasil, com 5%. Passada uma temporada, os franceses agora têm o apoio de apenas 1% dos brasileiros que torcem para alguma equipe de fora do país.
Agora, o PSG está em quarto no ranking, empatado tecnicamente Manchester City, da Inglaterra, e com o Boca Juniors, da Argentina. A dupla espanhola Real Madrid e Barcelona segue nas duas primeiras posições, respectivamente, e com folga.
Entretanto, a queda dos franceses levou à ascensão do Manchester City, que venceu a Champions League 2022/2023 e conta com nomes de peso no elenco, como o goleiro brasileiro Ederson, o meia belga Kevin De Bruyne, o atacante norueguês Erling Haaland e o técnico espanhol Pep Guardiola.
Vale lembrar que, segundo o levantamento, 62% dos torcedores brasileiros não se declaram apoiadores de um clube estrangeiro. Na comparação com 2023, houve aumento de dois pontos percentuais no quesito.
Metodologia
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.
A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.
Times estrangeiros com maior torcida no Brasil
- Real Madrid – 15%
- Barcelona – 8%
- Manchester City – 2%
- PSG – 1%
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/futebol-internacional/com-saidas-de-messi-e-neymar-torcida-do-psg-diminui-no-brasil-mostra-pesquisa/