21 de novembro de 2025
Setor de serviços avança 0,6% em setembro e alcança melhor
Compartilhe:

O setor de serviços brasileiro registrou crescimento de 0,6% em setembro de 2025, o oitavo resultado positivo consecutivo e o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado do ano, o volume de serviços cresceu 2,8%. Já em relação a setembro de 2024, houve um avanço de 4,1%, o que representa 18 meses seguidos de crescimento na comparação anual. Nos últimos 12 meses, o índice mantém alta de 3,1%, repetindo o ritmo observado até agosto.

Transportes e TI impulsionam crescimento

De acordo com o IBGE, o principal motor da alta veio do setor de transportes, que registrou aumento de 1,2% em relação a agosto. O segmento de informação e comunicação também apresentou desempenho positivo, com alta de 1,2%, recuperando-se da queda de 0,5% no mês anterior.

“O grande destaque é a renovação do ápice da série histórica, agora em setembro de 2025. Essa renovação vem acontecendo desde o último mês de abril. O setor de transportes tem sido o grande responsável por essa sequência de taxas positivas”, afirmou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Ainda segundo o IBGE, o crescimento do setor de tecnologia da informação foi puxado por serviços de consultoria e desenvolvimento de sistemas, enquanto seguros, previdência complementar e planos de saúde também contribuíram para a expansão.

Outros segmentos têm desempenho misto

Os serviços prestados às famílias recuaram 0,5%, após dois meses de alta. Dentro desse grupo, o segmento de alojamento e alimentação ficou estável (0%), enquanto outros serviços às famílias cresceram expressivos 7,2%.

O setor de informação e comunicação manteve trajetória de recuperação, com variação positiva de 1,2%. No detalhamento, telecomunicações avançaram 0,8%, e os serviços de tecnologia da informação subiram 0,3%. Já as atividades audiovisuais registraram alta de 7,8%.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram retração de 0,6%, influenciados pela queda de 1,8% nos serviços técnico-profissionais e de 0,7% nos administrativos.

Transportes continuam como base do avanço nacional

Entre as atividades ligadas ao transporte, o aéreo apresentou crescimento de 3,4%, compensando a queda de 4,9% no transporte aquaviário. O segmento de armazenagem e correio também registrou alta, de 0,8%.

Rodrigo Lobo destacou que a consistência dos resultados demonstra a importância do transporte para a retomada econômica. “A ampliação das operações logísticas e o aumento da demanda por transporte aéreo e rodoviário têm sustentado o desempenho do setor de serviços neste ano”, explicou.

Perspectivas e próximos dados

A PMS mede mensalmente a receita bruta de empresas formais de serviços com 20 ou mais empregados, excluindo as áreas de saúde e educação. O próximo levantamento, referente a outubro, será divulgado em 12 de dezembro.

Em 2024, o volume de serviços já havia fechado com alta de 3,1%, consolidando o quarto ano consecutivo de crescimento do setor, que hoje responde por cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/setor-de-servicos-avanca-06-em-setembro-e-alcanca-melhor-resultado-da-serie-historica/