22 de novembro de 2025
Agenda Cultural: fim de semana reúne tradição, teatro e cultura
Compartilhe:

Sexta-feira chegou! Mais uma semana está terminando e O Imparcial preparou uma curadoria especial com os principais eventos da Grande São Luís para este fim de semana. Confira:

A programação começa já no horário do almoço, com a comemoração dos 26 anos do Boi União da Baixada. Às 12h, haverá um momento de oração e almoço na sede do boi (Av. Contorno, nº 222, Rio Anil). Às 15h, se apresentam as Caixeiras do Divino, seguidas do Tambor de Crioula Cravo e Rosa de São Benedito, às 17h. À noite, outras atrações locais sobem ao palco, como o grupo Cultura e Fé, o Boi Linda Joia de Jacaréi e o projeto Arte e Poesia nas Toadas do Mestre Raimundinho.

O encerramento fica por conta do Bumba Meu Boi União da Baixada.

Se você adora teatro, este fim de semana fará você não apenas rir, mas também refletir:

Nesta sexta e sábado, a comédia Troca-Troca desembarca no Teatro Arthur Azevedo. Com elenco formado por Oscar Magrini, Carla Pagani, Paula Zaneti e Rick Conte, o espetáculo promete arrancar risadas ao mesmo tempo em que provoca o público a refletir sobre os desafios amorosos do século 21. A trama acompanha personagens envolvidos em um verdadeiro emaranhado de conflitos emocionais: uma terapeuta que tem um caso com o marido de sua paciente, uma paciente que se envolve com o ex-marido da terapeuta e um caseiro misterioso que nunca aparece. As sessões acontecem sempre às 20h. Ingressos pela plataforma Ingresso Digital (clique) ou na bilheteria do Arthur Azevedo.

Mudando de teatro, no João do Vale a comediante Giovana Fagundes estará de volta a São Luís com seu espetáculo solo de stand up Orgulho do Papai, que acontece na sexta-feira (14), às 20h. Desbocada e autêntica, a artista foge completamente do estereótipo de “moça para casar”, o que causa certo desconforto não apenas na sociedade, mas também em sua própria família. Orgulho do Papai é, na verdade, uma grande ironia sobre a falta de aceitação familiar diante de suas escolhas profissionais e pessoais, e sobre como Giovana encontrou no humor uma forma de lidar com tudo isso, rindo de si mesma e do mundo ao redor. Ingressos disponíveis no site da Ingresso Digital (clique).

Já no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, as comemorações dos 7 anos do teatro continuam a todo vapor. Nesta sexta, o Grupo Carmin, do Rio Grande do Norte, apresentará o espetáculo A invenção do Nordeste: uma autoficção que acompanha um diretor contratado por uma produtora de fora do Nordeste para preparar dois atores norte-rio-grandenses que disputam o papel de um personagem nordestino. A montagem conquistou os principais prêmios do teatro brasileiro, entre eles Shell, Cesgranrio, APTR e Botequim Cultural, e se tornou referência no teatro político contemporâneo.

Mas agora, falando de música, o fim de semana não podia estar mais eclético.

Nesta sexta, o Festival Criola na Área encerra a sua programação gratuita. A programação se encerra na sexta-feira (14), no Viva Liberdade, com feira criativa, slam e noite de shows. Sobem ao palco nomes como Carmen Kemoly, Bebel Du Guetto, Afroprata, Enme e Tambor de Crioula da Floresta. O encerramento será às 23h30, com o espetáculo Criola na Área: Pantera Black recebe Célia Sampaio, Dicy, Núbia e Regiane Araújo em um encontro de vozes femininas, beats e tambores.

Ainda na sexta, a banda Lagum está de volta aos palcos com a turnê “As Cores, as Curvas e as Dores do Mundo” no Palazzo Eventos, às 19h. O show, que vem rodando o país com plateias cheias, convida o público a mergulhar em uma viagem sensorial que mistura rock, pop, reggae, indie e pitadas de poesia urbana.

E, para finalizar a nossa agenda cultural, no sábado e domingo temos a III Mostra Sesc de Culturas Urbanas na praça das Mercês. O evento gratuito reunirá uma programação que celebra a música, a dança e as artes visuais, com batalhas de rimas, danças urbanas, graffiti, slam e cultura ballroom. Artistas locais e nacionais se unem para uma festa da cultura urbana, promovendo arte, formação e inclusão social. Destaque para as atrações de peso como: Negra Li, FBC e a artista local Enme Paixão.

Confira a programação completa:

Sábado, 15 de novembro

  • 17h – DJ Jhony Jay
  • 18h – Slam Odara e palco aberto
  • 18h30 – Apresentação de dança “Atitude Urbana”
  • 19h – Batalha All Style (Família Força Gueto)
  • 20h – Emme
  • 21h – Negra Li

Graffiti: BNK, Nina, Fael

Domingo, 16 de novembro

  • 17h – DJ Lara na Lua
  • 18h – Urbanas Kiki Ball
  • 19h – Batalha de MC / Batalha na Praça
  • 20h – Gugs
  • 21h – FBC

Graffiti: Urubatã e Dash

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/agenda-cultural-fim-de-semana-reune-tradicao-teatro-e-cultura-urbana-em-sao-luis/