“Sim, a Cracolândia acabou e não voltará mais”. A frase é do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), em entrevista à Jovem Pan News desta segunda-feira (17). Ramuth confirmou a informação do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Especialistas têm apontado para um espalhamento dos usuários de droga pela capital do estado, mas o vice-governador contesta: “Isso não existe mais na cidade de São Paulo. Não vamos admitir.”
De acordo com Ramuth, o trabalho para a extinção da Cracolândia levou dois anos e meio. O foco, apontou o vice-governador, foi na retomada do território, além de ações de saúde e assistência social aos drogaditos. Ele estima em 28 mil o número de internações em hospitais e unidades terapêuticas, além de 35 mil atendimentos.
Na avaliação do vice-governador, há um impacto direto da presença das autoridades no local: “O que tínhamos ali era o melhor lugar do Brasil para se esconder da polícia e da família. Com a presença do Estado, a região deixou de ser interessante para esse influxo de pessoas”, concluiu.
VEJA TAMBÉM:
- “Extrema esquerda se beneficia da cracolândia”, diz vice-prefeito de São Paulo
- Mello Araújo sobre fim da Cracolândia: “Outras gestões não quiseram resolver”
Tarcísio postou vídeo para anunciar fim da Cracolândia
Quando do anúncio do fim da Cracolândia, Tarcísio postou um vídeo caminhando pela região da Luz, no centro. “Estamos colocando São Paulo na direção certa. E quando a gente bota na direção certa, o impossível acontece. A Cracolândia acabou”, concluiu o governador.
Há, porém, fluxo de usuários de drogas registrado na Barra Funda, zona oeste da capital paulista. Sobre isso, Ramuth disse que é necessário diferenciar a Cracolândia da aglomeração de moradores de rua.
Em entrevista à CNN Brasil, o deputado estadual Paulo Fiorilo (PT-SP) contestou: “É claro que a Cracolândia não acabou. Ela só se espalhou. Isso é puro marketing.”
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/vice-governador-de-sp-cracolandia-acabou-e-nao-voltara/
