A SpaceX realizou mais um lançamento de destaque ao enviar o satélite oceanográfico Sentinel-6B para órbita utilizando um Falcon 9 reutilizado. A operação, realizada na madrugada de segunda-feira (17), marcou a 500ª missão orbital da empresa com um foguete usado, um marco que reforça o avanço da companhia no setor espacial e o papel central da reutilização de veículos lançadores. As informações são do portal Space.com.
O Falcon 9 decolou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, às 00h21 (horário da costa leste dos EUA). A bordo estava o Sentinel-6B, parte do programa europeu Copernicus, responsável por monitorar com alta precisão as mudanças no nível do mar em todo o planeta.
Reutilização de foguetes impulsiona novos marcos para a SpaceX
A SpaceX destacou o feito em uma publicação no X (antigo Twitter), assim como Gwynne Shotwell, presidente e COO da empresa. Shotwell celebrou o marco ao afirmar que a reutilização de foguetes abriu caminho para transportar grandes cargas e, futuramente, muitas pessoas para estabelecer presença humana permanente na Lua e além — missão que ficará a cargo do Starship.
Apesar de o Starship já ter realizado 11 lançamentos, eles não entram na contagem das 500 missões, pois todos foram testes suborbitais. Ainda assim, o veículo é considerado o maior e mais poderoso foguete já construído e peça-chave nos planos da SpaceX para levar humanos à Lua e a Marte.
Durante a operação, o primeiro estágio do Falcon 9 retornou com sucesso para Vandenberg cerca de nove minutos após a decolagem, completando seu terceiro voo. As duas missões anteriores desse mesmo booster haviam transportado lotes de satélites da Starlink.
Sentinel-6B reforça monitoramento global do nível dos oceanos
O Sentinel-6B dá continuidade a quase quatro décadas de registros precisos do nível do mar. Ele segue o trabalho do Sentinel-6 Michael Freilich, lançado pela própria SpaceX em 2020. Segundo dados do programa Copernicus, o nível médio dos oceanos subiu quase 10 centímetros nos últimos 25 anos, um dos indicadores mais importantes das mudanças climáticas.
Para ampliar a precisão das medições, o novo satélite carrega:
- um altímetro de radar desenvolvido pela ESA;
- um radiômetro de micro-ondas fornecido pela NASA, usado para interpretar o conteúdo de água na atmosfera e ajustar os dados do altímetro.

Nos primeiros 12 meses da missão, o Sentinel-6B trabalhará em conjunto com seu antecessor para garantir calibração cruzada e resultados ainda mais precisos. O projeto é uma colaboração entre a Comissão Europeia, ESA, NASA, Eumetsat, NOAA e a agência espacial francesa CNES.
Leia mais:
- Satélites espiões dos EUA emitem sinais fora do padrão e geram alerta internacional
- Starlink: acordo bilionário visa fortalecer 5G via satélite
- SpaceX avalia ajustes na Artemis 3 para acelerar retorno à Lua
O satélite, com 1.440 kg, foi liberado pelo estágio superior do Falcon 9 57 minutos após o lançamento, a 1.322 km de altitude. Ele agora passa pela fase inicial de verificações antes de iniciar oficialmente suas atividades científicas.
O post SpaceX celebra 500º lançamento com foguete reutilizado apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/17/ciencia-e-espaco/spacex-celebra-500o-lancamento-com-foguete-reutilizado/
