O Instagram pode receber um novo recurso para incentivar usuários a compartilharem momentos autênticos: chamado “Peek” (espiada, em tradução livre), ele lembra bastante o aplicativo BeReal.
O modo “Peek” estimula o usuário a postar uma foto “autêntica”: sem filtros e mostrando o que a pessoa está fazendo no momento, elas também são efêmeras e só podem ser vistas uma vez pelos seguidores.
Leia mais:
- Riscos do Instagram e do Facebook para crianças são investigados
- Instagram expande marketplace de criadores de conteúdo
- Stories do Instagram: o que é e como usar?
A ideia lembra a rede social BeReal, cuja funcionalidade principal também é de enviar uma foto do momento e sem filtros.
#Instagram continues to work on “Peek”
One tap to capture and send
Real pics – no edits, no filters
View once and it’s goneHere’s the introductory screen pic.twitter.com/G0nsvHpwwO
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) May 13, 2024
O Instagram confirmou a existência da funcionalidade ao TechCrunch, mas não há informações sobre a disponibilidade para os usuários. Por enquanto, a ferramenta funciona como um protótipo interno que ainda não foi testado fora dos escritórios da empresa.
As diferenças entre “Peek” e “Stories”
O Instagram já conta com uma funcionalidade bastante popular de registros efêmeros: os Stories ficam disponíveis por um dia antes de desaparecerem.
Mas o Peek é um pouco diferente. Enquanto postagens nos Stories podem passar por bastante produção, o novo recurso vai exigir que a imagem postada seja capturada com a câmera do celular imediatamente, sem poder acessar galeria de fotos.
A fotografia também é postada sem que o usuário tenha a opção de fazer qualquer tipo de edição, ou seja, sem filtros.
No Peek, a imagem só pode ser vista uma vez — não está claro se elas só ficarão disponíveis durante um dia, mas, após visualizar uma vez, os seguidores não conseguem acessá-la novamente.
O post Instagram testa funcionalidade bastante parecida com aplicativo concorrente apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/18/internet-e-redes-sociais/instagram-testa-funcionalidade-bastante-parecida-com-aplicativo-concorrente/