17 de novembro de 2025
“Melhores Escolas” debate uso de novas tecnologias e IA no
Compartilhe:

“A IA vem como uma ferramenta para nos ajudar no nosso trabalho, mas ela não vai substituir o pensamento humano”. – Regina Sodré (gerente de Educação do Sesi Araçagy)

Uso de novas tecnologias e da Inteligência Artificial (IA) no processo de aprendizagem nas escolas. Esse foi um dos assuntos em destaque no segundo episódio do “Melhores Escolas”, novo podcast de O Imparcial. Desta vez, o professor e consultor de Língua Portuguesa, Paulo de Tarso (Pautar), conversou sobre esse e outros assuntos com as professoras Neurian Ribeiro – analista da Coordenadoria de Educação do Sesi – e Regina Sodré, gerente de Educação do Sesi Araçagy. O bate-papo, na íntegra, já está disponível no Youtube (@TVOIMPARCIAL).

Considerada uma das instituições de ensino mais reconhecidas do país, o Sesi segue sua busca em qualificar o processo de aprendizagem dentro da escola aproveitando, de maneira eficiente, o uso de novas tecnologias e até de IA. Inclusive, as escolas de São Luís e de Imperatriz desenvolvem um projeto-piloto de uso de material didático digital autoral e colaborativo, onde os professores ajudaram na elaboração.

“Em um primeiro momento, foi um pouco tumultuado porque foi uma mudança grande. Você sair do material físico para o material digital não é muito tranquilo, mas depois eles – alunos e pais – entenderam qual era a proposta. E está dando tudo certo”, explicou Neurian Ribeiro.

Paralelo a isso, o Sesi precisou se adaptar à IA uma vez que, no mundo contemporâneo, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente. A IA é utilizada apenas para auxiliar no ensino do dia a dia.

“A IA vem como uma ferramenta para nos ajudar no nosso trabalho, mas ela não vai substituir o pensamento humano. E o que queremos é que nossos alunos desenvolvam seu nível de criticidade, um posicionamento seguro sobre o processo de aprendizagem e que eles entendam que isso tem a ver com a questão da ética de não fazer uso de forma inadequada em seu benefício”, comentou a professora Regina Sodré.

Para que os resultados dessas novas tecnologias sejam positivos, há um trabalho constante de conscientização dentro da escola.

“O Sesi tem feito um trabalho muito interessante a nível nacional e que reflete nos regionais. A gente utiliza bastante a Inteligência Artificial para personalizar a aprendizagem dos estudantes. E tem sido feito um trabalho com os professores nesse sentido de utilizar a IA como apoio pedagógico e com os alunos de usar de forma responsável. Está sendo feito um trabalho de conscientização e sensibilização, mas não é fácil, completou Neurian Ribeiro, analista da Coordenadoria de Educação do Sesi.

Robótica e Senai

Os alunos do Sesi são destaques na Robótica, tanto a nível nacional quanto mundial. Desde 2016, a escola tem investido nesta área de conhecimento, o que tem atraído cada vez mais estudantes para participar.

“A Robótica trabalha com habilidades de programação, de organização da própria vida escolar do aluno, do raciocínio, do pensamento. Faz com que os meninos percebam que o que eles desenvolvem ali vai para além da sala de aula e para outras pessoas. Isso dá uma visão para os meninos de sociedade, de como podemos ajudar o outro. É uma responsabilidade muito grande”, destaca Regina Sodré.

Se a Robótica é um dos pilares da educação do Sesi, outro aspecto valioso no processo de aprendizagem dos estudantes é a parceria com o Senai, que reforçou a qualidade do Ensino Médio da escola. O detalhe é que essa união possibilita que o aluno, ao concluir o Ensino Médio, também já saia da escola com o diploma de curso técnico. Isso contribui para a sua entrada no mercado de trabalho.

“A gente tem uma parceria muito forte com o Senai na execução do Ensino Médio regular e também na educação de jovens e adultos. O aluno faz a educação básica e o Ensino Médio no Sesi e, em paralelo, ele faz um curso de qualificação profissional que é ofertado pelo Senai. Isso tem dado retorno porque tem uma procura muito grande dos estudantes porque, além dele sair com o certificado de conclusão do Ensino Médio, ele ainda sai com diploma de curso técnico. E muitos dos nossos estudantes que fizeram curso técnico, já estão no mercado de trabalho”, concluiu Neurian Ribeiro.

Quer entender mais de como o Sesi utiliza as novas tecnologias e a IA para qualificar o processo educacional e como a Robótica tem contribuído para a formação dos estudantes, então acesse o nosso Youtube (@TVOIMPARCIAL) e confira, na íntegra, o segundo episódio do “Melhores Escolas”, novo podcast de O Imparcial.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/melhores-escolas-debate-uso-de-novas-tecnologias-e-ia-no-processo-de-aprendizagem/