18 de novembro de 2025
Presidente do BRB é afastado do cargo após operação da
Compartilhe:

O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, foi afastado do cargo por decisão judicial nesta terça-feira (18). A medida ocorre no contexto de uma operação da Polícia Federal que prendeu o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e outros quatro diretores da instituição financeira.

Segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), Costa está nos Estados Unidos. Além dele, o diretor-executivo de finanças e controladoria do BRB, Dario Oswaldo Garcia Junior, também foi afastado.

Como Costa se envolveu na tentativa de compra do Master

Paulo Henrique Costa estava à frente do BRB desde 2019 e foi o responsável por conduzir a primeira tentativa de compra do Banco Master, ainda antes da proposta apresentada pela Fictor. Em março, BRB e Master chegaram a anunciar uma operação conjunta, mas o negócio foi barrado cinco meses depois pela diretoria colegiada do Banco Central.

No entendimento do BC, conforme decisão divulgada em setembro, o pedido não atendia a todos os requisitos necessários e carecia de documentos que comprovassem a chamada viabilidade econômico-financeira.

Negociação tinha aval do Cade e apoio político no Distrito Federal

A etapa do Banco Central seria a última necessária para concluir a compra, já que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) havia dado aval à operação em junho. A Câmara Legislativa do Distrito Federal também aprovou uma lei autorizando a transação, proposta e sancionada rapidamente pelo governador Ibaneis Rocha.

Pelo acordo anunciado em março, o BRB pretendia adquirir 49% das ações ordinárias, 100% das preferenciais e 58% do capital total do Banco Master.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/presidente-do-brb-e-afastado-do-cargo-apos-operacao-da-pf/