O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Palácio da Alvorada, na noite dessa segunda-feira (17/11), para tratar da indicação à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

O parlamentar mineiro é o nome preferido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para assumir o posto deixado por Luís Roberto Barroso, que se aposentou da Suprema Corte no último dia 18 de outubro.

Lula, contudo, defende que Pacheco dispute o governo de Minas Gerais nas eleições do ano que vem. O nome mais cotado para a vaga no STF, neste cenário, é o do atual advogado-geral da União, Jorge Messias.

A conversa entre o presidente e o senador mineiro era considerada fundamental para destravar o anúncio, já que tanto Pacheco quanto Alcolumbre são aliados prioritários do governo, que busca evitar um desgaste político com os dois líderes do Congresso.

Após a indicação oficial pelo presidente, o escolhido ainda deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e posterior votação no Plenário do Senado.

Leia também:

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: