O Ministério da Educação (MEC) anulou três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 após relatos nas redes sociais apontarem que itens semelhantes aos aplicados no segundo dia de prova teriam sido antecipados. A Polícia Federal foi acionada para investigar a autoria e a conduta de quem divulgou conteúdos sigilosos. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (18).
Em nota, o Inep informou que a decisão pela anulação ocorreu após análise técnica da equipe responsável pela elaboração do exame. Segundo o órgão, as circunstâncias relatadas exigiram a retirada das questões para preservar a integridade da avaliação, com base em informações internas e protocolos de segurança.
O instituto reforçou que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia que prevê pré-testes em que estudantes têm contato com perguntas passíveis de uso em edições futuras, o que pode resultar em semelhanças entre itens aplicados e itens já experimentados anteriormente.
“O Inep adota diversas estratégias para calibrar as questões que compõem o Banco Nacional de Itens, seguindo rígidos protocolos de segurança cumpridos em todas as etapas do exame”, destacou o órgão.
O que motivou a investigação
De acordo com O Globo, um estudante teria resolvido, cinco dias antes da aplicação do Enem 2025, questões quase idênticas às que apareceram na prova de domingo. Em suas redes sociais, Edcley Teixeira afirma participar dos pré-testes do Inep e, com base nas recordações desses itens, comercializa aulas on-line como preparação para o exame.
A transmissão em que as questões foram apresentadas ocorreu em 11 de novembro, no YouTube. Durante a live, o professor exibiu, entre outras, uma questão de biologia sobre espécies que evoluem e permanecem restritas a determinados ambientes. A prova de 2025 trouxe um item com o mesmo tema; apesar de diferenças no enunciado, quatro das cinco alternativas eram idênticas, incluindo a resposta correta.
A investigação agora busca esclarecer se houve quebra de sigilo ou mau uso das informações obtidas nos pré-testes.
*Fonte: Correio Braziliense
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/mec-anula-questoes-do-enem-2025-apos-suspeita-de-vazamento/
