18 de novembro de 2025
Turismo sustentável e proteção à infância marcam seminário em Barreirinhas
Compartilhe:

A Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, vinculada à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), marcou presença no I Seminário de Turismo Sustentável e Trabalho Decente, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). O evento foi encerrado nesta terça-feira (18) e ocorreu em Barreirinhas, um dos principais portais de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Durante dois dias, reuniu gestores públicos, profissionais e representantes do trade turístico para discutir práticas responsáveis e fortalecer políticas voltadas ao setor.

Durante o seminário, a Superintendência integrou o painel “Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo”, reforçando o compromisso do Governo do Maranhão com um turismo ético, protetivo e alinhado às diretrizes nacionais e internacionais de direitos humanos.

“É dever da Setur atuar na sensibilização dos operadores do turismo, sempre reforçando o combate a qualquer tipo de abuso contra crianças e adolescentes.” — Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo

A apresentação da Setur destacou as ações estratégicas do Programa Mais Infância, Mais Turismo, responsável por sensibilizar profissionais do setor, mobilizar redes de proteção, promover práticas seguras nos destinos e distribuir materiais educativos voltados à defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Quando o turismo cresce sem mecanismos de proteção, o risco de violações aumenta. Fortalecer políticas, capacitar profissionais e envolver a comunidade local é essencial para consolidar um destino verdadeiramente responsável.” — Emmyly Freitas, assessora técnica da Superintendência Lençóis e Delta

A coordenadora do programa reforçou o papel da mobilização social e da prevenção para garantir ambientes turísticos mais seguros.

“É um convite à sociedade para proteger a infância e assegurar que nenhum direito seja violado. O turismo só pode se desenvolver de maneira justa quando a proteção das crianças está no centro das ações.” — Wanda Bittencourt, coordenadora do Mais Infância, Mais Turismo

Realizado pelas Comissões de Combate ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo, e de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-MA, o seminário capacitou profissionais da rede de proteção e do setor turístico, com foco na prevenção de violações de direitos humanos em regiões com grande fluxo de visitantes.

A programação também abordou temas como o tráfico de pessoas, promoção do trabalho decente e sustentável, turismo responsável e boas práticas na cadeia produtiva do setor.

Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/turismo-sustentavel-e-protecao-a-infancia-marcam-seminario-em-barreirinhas/