As Eliminatórias da Copa do Mundo chegaram ao fim nessa terça-feira (18). Ao todo, 42 seleções já confirmaram o seu passaporte para a América do Norte do ano que vem. Resta ainda a definição das seis vagas via repescagem, que serão disputadas em março do ano que vem.
O último continente a definir os seus classificados foi a América do Norte, Central e Caribe. Todas as vagas estavam indefinidas na última rodada. Ao fim, o Panamá se classificou ao vencer El Salvador por 3 a 0. Já o Haiti está de volta à Copa após 52 anos ao bater a Nicarágua por 2 a 0. Por fim, a novidade será Curaçao, que segurou o empate sem gols contra a Jamaica e vai estrear em mundiais.
Na Europa, cinco seleções confirmaram sua classificação nesta terça. Áustria e Escócia levaram a melhor no confronto direto contra Bósnia e Dinamarca, respectivamente. Já Bélgica, Suíça e Espanha apenas evitaram que uma tragédia não acontecesse. Elas se juntam a Inglaterra, Croácia, França, Portugal, Noruega, Alemanha e Países Baixos, que já tinham se classificado anteriormente.
Nos outros continentes, as vagas já haviam sido definidas anteriormente. Na América do Sul, o Brasil se classificou junto com Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai. Na África, os representantes serão Egito, Senegal, Cabo Verde, África do Sul, Marrocos, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia e Gana.
Já a Ásia, que definiu seus representantes por primeiro, terá Japão, Austrália, Coreia do Sul, Jordânia, Irã, Uzbequistão, Arábia Saudita e Qatar na disputa da Copa.
Confira as seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026:
- África do Sul (África)
- Alemanha (Europa)
- Arábia Saudita (Ásia)
- Argélia (África)
- Argentina (América do Sul)
- Austrália (Ásia)
- Áustria (Europa)
- Bélgica (Europa)
- Brasil (América do Sul)
- Cabo Verde (África)
- Canadá (país-sede)
- Catar (Ásia)
- Colômbia (América do Sul)
- Coreia do Sul (Ásia)
- Costa do Marfim (África)
- Croácia (Europa)
- Curaçao (América Central e do Norte)
- Egito (África)
- Equador (América do Sul)
- Escócia (Europa)
- Espanha (Europa)
- EUA (país-sede)
- França (Europa)
- Gana (África)
- Haiti (América Central e do Norte)
- Holanda (Europa)
- Inglaterra (Europa)
- Irã (Ásia)
- Japão (Ásia)
- Jordânia (Ásia)
- Marrocos (África)
- México (país-sede)
- Noruega (Europa)
- Nova Zelândia (Oceania)
- Panamá (América Central e do Norte)
- Paraguai (América do Sul)
- Portugal (Europa)
- Senegal (África)
- Suíça (Europa)
- Tunísia (África)
- Uruguai (América do Sul)
- Uzbequistão (Ásia)
Repescagem
As últimas seis vagas virão da repescagem. Duas delas serão pelo torneio intercontinental, que acontece em março, no México, com seis seleções: Bolívia, Nova Caledônia, Iraque, RD Congo, Jamaica e Suriname. Por terem melhor classificação no ranking da Fifa, asiáticos e africanos ficam no aguardo para decidir quem encaram na decisão das vagas, em um modelo semelhante ao antigo Mundial de Clubes.
O sorteio dos confrontos e das chaves acontece nesta quinta-feira (20), na sede da Fifa, em Zurique. Já as outras quatro vagas virão da repescagem europeia. 16 seleções serão divididas em quatro jogos, que terão jogos únicos de semifinal e final. O sorteio dos confronto também acontece na quinta.
As equipes estão divididas em quatro potes conforme o desempenho no ranking da Fifa. No pote 1 estão Itália, Dinamarca, Turquia e Ucrânia. As quatro melhores ranqueadas encaram, na primeira rodada, as classificadas pela Liga das Nações, Romênia, Suécia, Irlanda do Norte e Macedônia do Norte. Já no pote 2 estão Polônia, País de Gales, República Tcheca e Eslováquia. Por fim, no pote 3, estão Irlanda, Albânia, Bósnia e Kosovo.
* Fonte: Jogada10
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/confira-as-42-selecoes-classificadas-para-copa-do-mundo-de-2026/
