Nesta semana, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) afirmou seu apoio à greve dos rodoviários do Expresso Rei de França (antiga 1001) e da Expresso Marina.
De acordo com o Partido, é legítima a reivindicação dos trabalhadores por seus salários, tendo seus direitos respeitados pelos dê-nos das empresas que possuem a concessão do serviço de transporte coletivo na capital.
“São reivindicações legítimas, que já se tornaram permanentes, devido ao descumprimento de acordos coletivos por parte dos patrões, a falta de um acompanhamento efetivo por parte do sistema de justiça e a omissão irresponsável da prefeitura de São Luís, que permanece inerte frente aos descasos praticados pelas empresas à população e a seus trabalhores”, afirmam.
Segundo o PSTU, os salários estão atrasados há mais de 45 dias, além da falta se pagamento referente às férias e recisões trabalhistas.
“O prefeito Eduardo Braide (PSD), se fazendo de ‘bom moço’ que enfrenta os empresários, permanece com soluções mirabolantes, paliativas, ineficazes e sem transparência, sempre a serviço de uma empresa privada, seja injetando mais de 100 milhões anuais de subsídio às empresas de ônibus ou com o pagamento de transporte por aplicativo da empresa 99. A suposta nova licitação, anunciada pelo prefeito há mais de nove meses, foi mais um engodo e uma forma de empurrar o problema com a barriga, sem solucioná-lo”, criticam.
Para eles, a solução passa por: rompimento dos contratos, por descumprimento, com as empresas de transporte, confisco de sua frota, por interesse público, já que foi garantida com dinheiro público e dos usuários; a efetivação da Companhia Municipal de Transporte Público, com fontes financeiras específicas, frota própria, novos meios de transporte; e a incorporação e contratação de novos trabalhadores.
Fonte: https://oimparcial.com.br/cidades/2025/11/pstu-apoia-greve-dos-rodoviarios-e-destaca-descaso-da-prefeitura-de-sao-luis/
