21 de novembro de 2025
Líder brasileiro, Paraná terá 345 colégios cívico-militares em 2026
Compartilhe:

Com a aprovação de 33 novas instituições, a rede estadual do Paraná terá 345 colégios cívico-militares até 2026, resultado da consulta pública realizada nesta semana em escolas interessadas em adotar o modelo. Segundo a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), 66% das escolas consultadas tiveram adesão aprovada pela comunidade escolar. A expansão consolida o estado do Paraná como a maior rede de colégios cívico-militares do país, que combina a gestão pedagógica com o apoio de militares da reserva em funções administrativas.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Das novas unidades, 12 integrarão também o Programa Paraná Integral (PPI), ou seja, são colégios com ampliação da jornada para atendimento dos alunos no turno e contraturno. A implantação das novas escolas cívico-militares depende agora de publicação oficial no Diário Oficial do Estado. As escolas ficam em cidades como Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Maringá, Paranaguá, Toledo, Guarapuava e Ivaiporã, entre outras.

O modelo cívico-militar tem sido defendido pelo governo estadual como estratégia de melhoria da disciplina, ambiente escolar e desempenho organizacional. Segundo dados apresentados pela Seed-PR, o formato conta com aprovação de 89,3% dos pais e responsáveis e de 90,4% de professores e pedagogos. Para 85,9% dos entrevistados, o modelo seria recomendado para outras famílias. A demanda reprimida também justifica a expansão: mais de 11 mil estudantes aguardam vagas em colégios cívico-militares no estado.

A consulta pública envolveu pais, responsáveis, servidores e alunos maiores de 18 anos. No total, 25.830 pessoas estavam aptas a votar — 21.509 responsáveis, 1.126 estudantes maiores de idade e 3.195 servidores.

VEJA TAMBÉM:

  • Opine: a BR-277 entre Curitiba e litoral do Paraná melhorou após o pedágio?

Ampliação também no Programa Parceiro da Escola

Além do avanço na rede de colégios cívico-militares, a Seed-PR divulgou uma lista preliminar de 14 escolas que poderão aderir ao Programa Parceiro da Escola em 2026. A iniciativa permite o apoio de empresas para serviços de manutenção, limpeza, segurança, gestão administrativa e suporte à infraestrutura. As unidades estão distribuídas em 11 municípios, incluindo Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Sarandi e Roncador.

A lista inclui dois colégios que tiveram aprovação da comunidade e outros 12 que não atingiram quórum mínimo, mas apresentaram indicadores como frequência inferior à média estadual ou desempenho abaixo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A confirmação da adesão ao programa depende da homologação das empresas credenciadas e da análise de critérios técnicos previstos em decreto estadual.

Hoje, o programa conta com 82 escolas e pode chegar a 96 em 2026. Segundo a Seed-PR, o modelo é aprovado por 86% dos pais e responsáveis, principalmente pela redução de aulas vagas e pela ampliação do acompanhamento pedagógico.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/parana-maior-rede-colegios-civico-militares-do-brasil/