21 de novembro de 2025
Ilha do Reggae reúne a realeza jamaicana e a tradição
Compartilhe:

Sexta-feira chegou! Mais uma semana está terminando e O Imparcial preparou uma curadoria especial com os principais eventos da Grande São Luís para este fim de semana (21 a 23 de novembro).

A programação começa com arte e memória no Museu Casa de Nhozinho, que inaugura a exposição “Xilovivências”, celebrando a trajetória do artista Airton Marinho. A mostra reúne 15 obras originais e percorre diferentes fases da carreira dele, passando por coleções como Brincadeiras Infantis, Lendas e Mitos, Velas do Portinho e Festança do Maranhão. A abertura acontece nesta quinta-feira, a partir das 19h, com entrada gratuita.

No sábado, a Lagoa da Jansen recebe a 7ª edição da Festa da Música no Maranhão, que promete misturar tradição e modernidade na mesma noite. Um dos momentos mais aguardados é o show de Jorge Vercillo, que celebra 30 anos de carreira com turnê especial. Artistas maranhenses também marcam presença, como Paolo Ravley e a banda Soulvenir. A força feminina ganha destaque com o grupo Afrôs e com o espetáculo “Mulheres no Samba da Ilha”, que reúne Andrea Frazão, Fernanda Garcia, Sol Maranhão, Helô Santana e Rose Carrenho. O encerramento fica por conta do Baile Nova Brasilis, comandado pelo DJ Félix ao lado das DJs Thay Ribeiro e Jennifer.

Ainda no clima musical, São Luís reforça seu título de Capital Brasileira do Reggae com mais uma edição do Festival Ilha do Reggae, desta vez ocupando a Passarela do Samba. A programação acontece no sábado e domingo, sempre a partir das 18h, reunindo grandes nomes do gênero. Entre os internacionais, estão Burning Spear e Ky-Mani Marley. No cenário nacional, sobem ao palco Edson Gomes, Maneva, Planta & Raiz e Tribo de Jah. As tradicionais radiolas Estrela do Som e Itamaraty também participam, reforçando a raiz maranhense do “agarradinho”.

Para quem prefere dança e grandes montagens, o Teatro Arthur Azevedo apresenta neste fim de semana o espetáculo “Dom Quixote”, interpretado pela Iracema Abreu Dancers. A produção mistura ballet clássico e elementos da cultura espanhola, com toureiros, ciganos e cenas folclóricas. No domingo, o bailarino Alyson Trindade, integrante do Corpo Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, participa como convidado especial no papel de Basílio.

E a Praça das Mercês será palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira com a 4ª edição do Festival Negritude, que acontece nesta sexta-feira. A programação começa ao entardecer, com apresentações de capoeira, tambor de crioula e blocos afro, e segue noite adentro com uma sequência de shows. Passam pelo palco nomes como Célia Sampaio, Núbia, Jota.pê e Pretinho da Serrinha, além de rodas de samba que reúnem artistas como Chico Chinês, Maya Black, Dicy, Paula Guterres e Rayssa Jamylle.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/confira-a-agenda-cultural-de-sao-luis-de-21-a-23-de-novembro/