21 de novembro de 2025
Véspera de feriado terá a Quinta do Reggae no Centro
Compartilhe:

A primeira edição do Festival Ilha do Reggae será realizada neste sábado (22) e domingo (23), na Arena Jamaica Brasileira, localizada na Passarela do Samba, no Anel Viário. Com abertura às 16h, o evento, considerado o maior festival de reggae da América Latina, é promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria público-privada.

A produtora da Orquestra Maranhense de Reggae, Margareth Diniz, destacou a emoção da participação no evento.

“Os nossos corações estão transbordando de gratidão por estarmos nesse momento tão histórico, principalmente nós que somos da Orquestra Maranhense de Reggae, por sermos a primeira e única orquestra de reggae do estado. Estamos fazendo parte da abertura desse festival maravilhoso”, disse Margareth Diniz.

O governador Carlos Brandão ressaltou a importância cultural do reggae para o Maranhão.

“O Maranhão tem o reggae no coração. Somos conhecidos mundialmente pela nossa conexão com a Jamaica e pela força cultural do nosso povo. Esse festival é mais que um evento musical, é uma celebração da nossa identidade, da paz, do amor e da resistência que o reggae representa, reforçando a proximidade das duas nações nos últimos anos”, afirmou o governador.

A Banda Capital Roots também integra a programação e promete um grande show.

“Tocar em um evento tão grandioso como o Ilha do Reggae e dividir o palco com grandes nomes do reggae nacional e mundial é um sonho e motivo de muita felicidade. Dessa vez sinto que será diferente, pois vamos apresentar o nosso melhor repertório”, destacou Dilvanir Amorim, trompista da banda.

A celebração reunirá música, cultura, resistência e identidade afrodescendente em dois dias de apresentações marcadas pela vibração positiva do reggae. O gestor do Museu do Reggae, Ademar Danilo, reforçou o impacto cultural do festival.

“Do Festival Ilha do Reggae o público pode esperar muita diversão, alegria e reggae do bom. O encontro fortalece imensamente a cultura de reggae no Maranhão. Além do espetáculo das ‘Pedras de Responsa’, haverá a feira da economia criativa, com tranças gratuitas para quem quiser”, afirmou Ademar Danilo.

Jamaica brasileira

O festival também simboliza o fortalecimento das relações entre Brasil e Jamaica. Em agosto de 2024, durante visita oficial do ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, foi assinado um memorando de entendimento com foco no turismo sustentável e no intercâmbio cultural. A visita contou com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino.

Com atrações nacionais, internacionais e representantes da forte cena maranhense, o festival se consolida como o novo epicentro do reggae no Brasil.

Programação

Dia 22
Dezarie, Israel Vibration, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Chris, Chirley Roots, Dread Silver, Orquestra Maranhense de Reggae, Amanda Black, Carlinhos Tijolada, Star Discos, Helena Mello, Léo Scartey, Raiz Tribal, Radiola Super Itamaraty, Núbia, Metralhas, Graci Roots, Radio Zion, Sherry & Sol, DJ Neturbo, Célia Sampaio, Natty Nayfson, Neto Myller, Valdeci Roots, Fellyna Roots, Wagner Roots e Filhos de Jah.

Dia 23
Burning Spear, KY-Mani Marley, Edson Gomes, Maneva, Tribo de Jah, Equipe de Ouro, Nando Marley, Soraya Melo, Tássila de Paula, Resistência Reggae, Wagner Roots, Gil Mafra, Carlos Mafra, Banda Guetos, Radiola Estrela do Som, Barba Branca, Emanuele Paz, Mulher Maravilha, Sandra Marley, Rose Bombom, Capital Roots, George Gomes, Sly Foxx, Honey Boy, Ronnie Green, Roberthanko, Natty Marcio, Dread Sandro, Chico do Reggae, Pedro Pedra e Norris Cole.

Grupos de dança

Ada Melo, Batan, Dayara Martins, Dennis, Brown & Sílvia, Garotinho Beleza, Maria, Antônia & Zé Luís, Negra Jane, Nilda, Coelho e Antônio Dançarino, Rosane Saint Louis e GDAM.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/festival-ilha-do-reggae-estreia-neste-fim-de-semana-com-atracoes-nacionais-e-internacionais-em-sao-luis/