21 de novembro de 2025
Anvisa proíbe marcas de canetas emagrecedoras no Brasil
Compartilhe:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quinta-feira (20/11), a proibição da fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso de cinco medicamentos agonistas da GLP-1, conhecidos como canetas emagrecedoras. Segundo o órgão, os produtos não possuem registro sanitário e, por isso, não tiveram sua qualidade, eficácia e segurança avaliadas no Brasil.

As resoluções atingem os medicamentos T.G. 5, Lipoless, Lipoless Eticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar.

“As medidas visam coibir o desvio de uso desses produtos”, informou a Anvisa, em comunicado. “No Brasil, os medicamentos agonistas da GLP-1 estão sujeitos a prescrição médica, com retenção de receita.”

A agência destacou que a decisão foi motivada pela crescente propaganda e comercialização irregular, especialmente na internet. Com a proibição, esses medicamentos só poderão ser importados de forma excepcional e exclusivamente para uso pessoal, seguindo os critérios vigentes da Anvisa.

Os produtos proibidos eram divulgados como alternativas para perda de peso e atuam por meio de injeções aplicadas na região abdominal. Sem avaliação sanitária, porém, a Anvisa aponta alto risco no consumo.

A agência reforçou que, caso haja manifestação das empresas responsáveis apresentando documentação regulatória, novas decisões poderão ser adotadas.

Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/anvisa-proibe-marcas-de-canetas-emagrecedoras-no-brasil/