A empresa TeamGroup, especializada na fabricação de memórias, anunciou um novo dispositivo para o seu portfólio de produtos. Trata-se do SSD portátil T-Create Expert P35S, um dispositivo que chama a atenção por conta de um botão que inicia a autodestruição do aparelho caso o usuário julgue necessário.
Antes que você comece a imaginar cenas de filmes nas quais um dispositivo se autodestrói e sai fumaça dele, por exemplo, saiba que com o T-Create Expert P35S não é assim. De acordo com a empresa, o seu “circuito patenteado de destruição de dados com um clique” utiliza mecanismos de “destruição de chip” para “alcançar uma eliminação de dados verdadeiramente irreversível”.
Leia mais:
- Como usar um SSD Kingston e o roteador de casa para criar uma nuvem pessoal
- Problemas no SSD? Veja 5 motivos que limitam a velocidade do hardware
- SSD falso? 6 dicas para não comprar hardware falsificado na internet
(Imagem: Divulgação/TeamGroup)
Mecanismo de segurança
A ideia de se ter um botão de fácil acesso no dispositivo para a autodestruição pode parecer que oferece risco de acionamento acidental, mas há mecanismos de segurança que evitam que os conteúdos sejam apagados dessa maneira quando o item estiver no bolso, por exemplo.
O T-Create Expert P35S deve ser conectado com um cabo USB-C no computador e tem o botão que atua como um interruptor deslizante de dois estágios. Para deslizá-lo do primeiro estágio, que mostra um sinal de alerta vermelho, é necessário exercitar uma certa força. Já o segundo nível, responsável pela autodestruição, precisa de ainda mais força. Isso evita que exclusões acidentais ocorram.
Processo de autodestruição
Ao acionar o botão até o segundo estágio, o dispositivo passará por um processo de exclusão, apagando todos os dados e deixando-o inoperante. A autodestruição pode ser concluída mesmo se o item estiver desconectado do computador.
Uma vez realizada a autodestruição, não há como recuperar os dados, pois não ficam resíduos de informações. Isso levanta um ponto importante: o SSD T-Create Expert P35S foi desenvolvido para quem lida com dados confidenciais ou sigilosos.

(Imagem: Divulgação/TeamGroup)
Características do SSD
O componente tem apenas uma porta USB-C 3.2 Gen 2 com velocidade de leitura e gravação de até 1.000 MB/s. Além disso, ele mede 8,9 cm de comprimento e conta com 42 gramas de peso.
Em relação à capacidade, sabe-se que o item contará com quatro versões, de 256 GB a 2 TB. Ainda não há detalhes referentes aos preços ou à data na qual o produto será disponibilizado para a compra.
O post Com medo de ver seus dados vazarem? Conheça o SSD que se autodestrói com um toque apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/24/reviews/com-medo-de-ver-seus-dados-vazarem-conheca-o-ssd-que-se-autodestroi-com-um-toque/
