O Nordeste concentra 49% da população rural brasileira, segundo dados do Anuário Estatístico da Contag e Dieese, reforçando a importância da agricultura familiar na região. Toda essa força estará presente na 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) e na 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), que acontecem de 26 a 29 de novembro, na Lagoa da Jansen, em São Luís. A abertura oficial será às 16h.
Reunindo delegações dos nove estados nordestinos, a Feira integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar e é promovida pelo Consórcio Nordeste, Governo do Maranhão (SAF), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ministério do Empreendedorismo (MEMP). O evento tem patrocínio do Banco do Nordeste e realização da Unicafes, em parceria com a Funcern e IFRN.
Ao longo dos quatro dias, mais de 330 expositores apresentarão produtos do campo, artesanato e gastronomia regional. A abertura contará com anúncios importantes para o setor, como o lançamento do Plano Safra 2025/2026, dos programas PAS Nordeste, Arroz da Gente e Floresta Produtiva, além da entrega de certificados dos projetos Floresta Mais Amazônia e Algodão Agroecológico. Também serão lançados o site do Selo Gosto do Maranhão, o edital do PAA Indígena e haverá entrega de cestas do Selo Quilombos do Maranhão.
A programação inicial inclui ainda a bênção de Nossa Senhora da Conceição e apresentação do Bumba Meu Boi de Axixá, a partir das 15h.
Diversos espaços funcionarão durante a Feira.
Espaço do Conhecimento
Serão ofertadas mais de 70 atividades entre cursos, oficinas, minicursos, painéis e palestras, ministradas por instituições ligadas ao setor da agricultura familiar. As inscrições já estão abertas. O espaço funcionará de 27 a 29 de novembro, sempre das 8h às 17h.
Espaço da Cidadania
Durante os quatro dias de evento, o público terá acesso a serviços gratuitos, como emissão da Carteira de Identidade Nacional, atendimentos de saúde com imunização, aferição de pressão e glicemia, Carreta da Mulher e atendimentos jurídicos e financeiros. O espaço funcionará das 8h às 17h.
Espaço Tecnológico
Destinado à troca de saberes e demonstração de tecnologias inovadoras que otimizam a produtividade no campo. As instituições apresentarão projetos e soluções acessíveis à população rural.
Espaço Institucional
Voltado para empresas, órgãos públicos, entidades e parceiros que desejam divulgar políticas, programas e iniciativas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
Espaço Cultural
Com uma programação diversa, o espaço receberá músicos e bandas que representam a riqueza cultural nordestina. Entre as atrações nacionais estão Diogo Nogueira, Juliana Linhares, Baré de Casco, Pinduca e Roberta Miranda. Entre as atrações locais estão Nivaldo Santos, Andreia Frazão, Feijoada Completa, Anastácia Lia, Trio Mulundus, Wilson Zara, Os Tropix, Núbia, Luciana Pinheiro e Victor Cena. A programação inclui ainda apresentações do Bumba-meu-boi de Axixá, Santa Fé e boi da Floresta, Tambor de Crioula Mestre Felipe e Cacuriá Balaio de Rosas.
Espaço de Comercialização e Artesanato
O espaço reunirá mais de 330 expositores do Nordeste com produtos rurais, como doces, geleias, derivados de mandioca e babaçu, culinária regional, artesanato e diversas novidades. É um ambiente de aromas e sabores que refletem o melhor da produção da Agricultura Familiar Nordestina.
Espaço da Gastronomia e Cozinha Show
Restaurantes oferecerão pratos típicos maranhenses, com destaque para a tradicional juçara, que terá espaço exclusivo. O funcionamento será a partir das 9h.
A Cozinha Show apresentará preparações em tempo real com ingredientes genuínos do Maranhão, como babaçu e cuxá, elaboradas por chefs renomados do Restaurante Senac de São Luís.
3º Concurso da Melhor Farinha d’Água
O concurso valoriza produtores locais e incentiva práticas sustentáveis na produção artesanal da farinha, símbolo da cultura alimentar maranhense. A edição deste ano recebeu 57 inscritos de 25 municípios e promete repetir o sucesso das anteriores.
Serão distribuídos 21 mil reais em prêmios, sendo 12 mil para o primeiro lugar, 6 mil para o segundo e 3 mil para o terceiro, além de troféus que reconhecem o talento e a dedicação dos participantes.

Troféu Babaçu
A SAF entregará o Troféu Babaçu do Maranhão em homenagem a pessoas, projetos e instituições que se destacam na promoção da agricultura familiar, da economia solidária e do desenvolvimento rural sustentável.
O prêmio simboliza a força das raízes maranhenses representadas pelo babaçu, fruto que traduz resistência, trabalho e riqueza cultural. Neste ano, em alusão ao Mês da Consciência Negra, serão homenageadas personalidades negras que contribuem para o desenvolvimento do estado.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/4a-fenafes-e-3a-femaf-reunem-forca-da-agricultura-familiar-nordestina-em-sao-luis/
