A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) apresentou ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes entrevistas, pesquisas de opinião e dados de redes sociais para demonstrar a aprovação da população à Operação Contenção. O documento foi protocolado nesta segunda-feira (24), na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 635 (ADPF das favelas).
“Numa sociedade fragmentada, em que quase tudo se converte em disputa polarizada, o apoio social à Operação Contenção surge como um raro ponto de convergência”, argumenta a associação. Para embasar o ponto, a Adepol cita números: “alguns vídeos vinculados à cobertura do caso atingiram marcas na casa das dezenas de milhões de visualizações, segundo dados divulgados nas próprias plataformas. Esse efeito de ‘viralização’ contribuiu para esclarecer diante do público uma leitura da operação como enfrentamento direto entre o Estado e uma organização criminosa de grande porte – e não como ação arbitrária contra moradores.”
VEJA TAMBÉM:
- AtlasIntel: 8 em cada 10 moradores de favelas aprovam operação no RJ
- Após 20 dias internado, morre o 5º policial baleado em megaoperação no RJ
Operação tem apoio de mais da metade da população, indicam pesquisas
O documento ainda traz pesquisas de opinião pública sobre a letalidade policial. Um levantamento do instituto AtlasIntel obteve que 8 em cada 10 moradores das favelas cariocas aprovaram a operação. O documento cita ainda pesquisas que demonstram a aprovação nacional oscilando entre 55% e 75%.
O número de mortos na Operação Contenção subiu para 122, com o quinto policial morto neste sábado (22), após 20 dias internado. Rodrigo Vasconcellos Nascimento era lotado na 39ª Delegacia de Polícia de Pavuna. Durante a operação, que combateu a expansão do Comando Vermelho pelas comunidades cariocas, 113 pessoas foram presas e mais de cem armas foram apreendidas. A força-tarefa ainda realiza diligências contra a facção.
No contexto da ADPF das favelas, Moraes já visitou o Rio de Janeiro para uma reunião com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/associacao-apresenta-a-moraes-aprovacao-popular-da-operacao-contencao/
