A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (25/11) a Operação Paralelo Cinco e identificou um esquema milionário de desvio de verbas públicas da saúde nas cidades de Jaguari (RS) e Embu das Artes (SP), com suspeita de apropriação ilícita de parte dos mais de R$ 340 milhões destinados aos dois hospitais municipais.
Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e decretadas duas prisões preventivas, além do bloqueio de mais de R$ 22,5 milhões e da apreensão de 53 veículos, 14 imóveis e uma embarcação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A investigação, aberta em janeiro de 2024, apontou que um grupo de empresários de Porto Alegre assumiu a gestão dessas unidades e operou um sistema de desvio contínuo por meio de empresas de fachada e emissão de notas fiscais falsas.
“Os valores repassados eram rapidamente pulverizados para dezenas de contas de pessoas físicas e jurídicas sem qualquer vínculo com os serviços contratados, beneficiando os gestores da organização social e alimentando um sofisticado esquema de ocultação e dissimulação financeira”, disse a autoridade em nota. Os nomes dos hospitais e os alvos da investigação não foram divulgados.
VEJA TAMBÉM:
-
PF pede que Congresso não confunda terrorismo com crime organizado
Segundo a Polícia Federal, o dinheiro público também bancou despesas particulares, incluindo salários elevados a funcionários sem prestação de serviço, contratos fictícios, aluguéis de imóveis de alto padrão, viagens de luxo e aquisição de bens privados.
O Juízo das Garantias da 2ª Vara Federal de Santana do Livramento determinou ainda afastamento de funções, suspensão de atividades econômicas e restrição de acesso a órgãos públicos para os investigados. A decisão ordenou a nomeação de interventores nos hospitais municipais de Jaguari e Embu das Artes, medida voltada a impedir novos desvios e restabelecer a gestão legal dos serviços de saúde.
Os alvos poderão responder por organização criminosa, peculato, lavagem de capitais e crimes correlatos.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/pf-descobre-esquema-milionario-desvio-recursos-saude-sp-rs/
