Já está na praça mais um edital de concurso público voltado à carreira policial. O concurso PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) DP-3/321/25 foi divulgado nesta quarta-feira (26/11), com o objetivo de preencher cinco vagas de nível superior.
continua depois da publicidade
A seleção está sob a responsabilidade da organização e execução da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Fundação VUNESP.
Sobre as vagas na PM SP
O concurso público da Polícia Militar do Estado de São Paulo oferece oportunidades na carreira de 2º Tenente Músico PM Estagiário para o Quadro de Oficiais Músicos. Os contratados terão direito a uma remuneração básica inicial de R$ 9.832,41.
Para disputar uma das vagas, será preciso atender a uma série de requisitos, dentre os quais estão possuir nível superior (bacharelado em Música) e idade entre 17 e 35 anos (o limite de idade não se aplica para quem já é membro da instituição).
continua depois da publicidade
Dentre as atividades a serem desempenhadas por esses profissionais, estão as seguintes:
- Gerir as atividades administrativas e técnico-operacionais afetas ao cargo;
- Desempenhar funções previstas em legislação, coordenar, supervisionar e fiscalizar a tropa sob seu comando;
- Coordenar toda a logística correlata à execução dos Concertos da Banda Sinfônica;
- Dominar técnicas de contraponto musical, arranjos e orquestração.
Inscrições
A participação no certame deve ser solicitada de maneira online. Foto: Montagem / Concursos no Brasil
Os interessados em disputar uma das vagas deverão se inscrever no período das 10h de 1º de dezembro de 2025 até as 23h59 de 12 de janeiro de 2026, no site da Fundação VUNESP.
Para confirmar o pedido de participação, será preciso pagar uma taxa no valor de R$ 250,00. Em alguns casos, devidamente previstos em edital, poderá ser concedida a isenção total ou parcial desse pagamento.
continua depois da publicidade
Etapas avaliativas
O ingresso na Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Quadro de Oficiais Músicos, se dará por meio de diferentes etapas avaliativas. A prova objetiva (parte I) possui natureza eliminatória e classificatória, previstas para serem aplicadas no dia 22 de fevereiro de 2026.
Elas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha, que estarão distribuídas entre as disciplinas de Conhecimentos Gerais em Música, Interpretação de Texto e Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, Noções Básicas de Informática e Noções de Administração Pública.
Haverá também a fase de prova objetiva (parte II), de caráter eliminatório e classificatório, com o objetivo de avaliar o grau de conhecimento e as habilidades do candidato por meio de prova prática.
A etapa de prova dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada junto com a primeira etapa e visa avaliar o conhecimento do candidato para o desempenho das atribuições, versando sobre o conteúdo programático constante no “Anexo B” do edital.
continua depois da publicidade
Depois, haverá avaliação por meio das fases de: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.
Documento de abertura
Outros detalhes sobre o concurso público podem ser conferidos no edital normativo disponível no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Em breve, o documento será disponibilizado no site da banca organizadora, Fundação VUNESP.
Quaisquer dúvidas poderão ser sanadas entrando em contato pelo telefone (11) 3874-6300.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/sp/2025/11/26/concurso-pm-sp-tem-edital-publicado-com-salario-de-r-98-mil/
