28 de novembro de 2025
Concurso GCM SP confirma Vunesp como banca e avança para
Compartilhe:

O novo concurso GCM SP deu um passo decisivo para sua abertura. A Prefeitura de São Paulo publicou o despacho que autoriza a contratação direta da Fundação Vunesp como banca organizadora do certame.

continua depois da publicidade

A previsão é de que sejam ofertadas vagas para ingresso na carreira de Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe.

Com a definição da banca, o edital passa a ser aguardado para o primeiro semestre de 2026.

A seleção será uma das maiores já realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), reforçando o quadro da GCM em alinhamento ao Plano de Metas 2025/2028.

continua depois da publicidade

Vunesp é oficialmente contratada

A escolha da Vunesp foi formalizada em despacho publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo, emitido pela Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Concurso GCM SP Previsto

Concurso GCM SP Previsto. Foto: divulgação/montagem Concursos no Brasil

O documento autoriza a contratação direta da fundação, com base no art. 75, inciso XV, da Lei Federal nº 14.133/2021, e destaca que toda a execução do concurso ficará sob responsabilidade da banca.

De acordo com o despacho, caberá à Vunesp a organização geral do concurso, a elaboração de provas inéditas, a aplicação dos exames, a divulgação dos resultados e a condução de toda a logística do certame.

A contratação será custeada pelas taxas de inscrição, sem necessidade de empenho de recursos públicos. O prazo de vigência estipulado é de 12 meses.

continua depois da publicidade

Das vagas previstas no concurso GCM SP

Concurso GCM SPConcurso GCM SP

Concurso GCM SP. Foto: montagem/Concursos no Brasil

Embora não tenha sido divulgada a quantidade exata de vagas, estima-se que o edital deverá ofertar 2.000 vagas, com base no último concurso.

A carreira é de nível médio, com contratação pelo regime estatutário, que garante estabilidade após o estágio probatório.

De acordo com o portal da transparência e concurso recente, o salário inicial para Guarda Civil Metropolitana – 3ª Classe é de R$ 2.180,00, acrescidos de padrão de vencimento, gratificação, abono suplementar e regime especial de trabalho, que podem totalizar R$ 4.359,60.

Além da previsão de benefícios, como vale-alimentação, auxílio-refeição, auxílio-transporte e adicional de periculosidade e outros.

A carreira possui jornada de trabalho definida pela legislação municipal, incluindo regime especial de trabalho policial.

continua depois da publicidade

Requisitos para participar do concurso

Com base no concurso anterior, os requisitos esperados para participação são o ensino médio completo.

Além disso, os candidatos devem ter CNH sem restrição para atividade remunerada, idade mínima de 18 anos e máxima de 35 anos na data da inscrição, altura mínima de 1,60 m para mulheres e 1,70 m para homens, descalços.

O último concurso, realizado em 2022 e organizado pelo Ibade, ofertou 1.000 vagas e contou com etapas de prova objetiva, prova discursiva, avaliação psicológica, teste de aptidão física e curso de formação.

A prova objetiva contou com 60 questões, distribuídas entre Língua Portuguesa (10), Raciocínio Lógico Quantitativo (10), realidades municipais (10), noções de Informática (10) e conhecimentos específicos (20).

Já a prova discursiva (redação) consistiu em um texto dissertativo de 20 a 50 linhas, que teve a correção limitada aos candidatos mais bem classificados.

continua depois da publicidade

Outra etapa foi a avaliação psicológica, eliminatória e obrigatória.

O Teste de Aptidão Física (TAF) teve os seguintes exercícios: flexo-extensão de cotovelos (masculino e feminino, conforme modalidade específica), abdominais (18 para mulheres / 24 para homens) e corrida de 12 minutos (700 m para mulheres / 2.100 m para homens).

A etapa do curso de formação foi classificatória e eliminatória, realizada após aprovação nas fases anteriores.

O que esperar das provas

Até o momento, não há datas definidas para o período de inscrições. No entanto, pelo despacho publicado, já se sabe que a Vunesp será responsável pelo portal de inscrição.

Com isso, o edital tem alta probabilidade de ser publicado no 1º semestre de 2026.

Assim que o contrato entre SMSU e Vunesp for assinado, as datas devem ser divulgadas no Diário Oficial.

Com a contratação da Vunesp e a previsão de 2.000 vagas, o concurso GCM SP será um dos maiores do país na área da segurança municipal.

A expectativa é alta entre candidatos de nível médio, que devem iniciar os estudos o quanto antes.

Uma das opções de estudo é resolver as questões gratuitas, como as oferecidas pelo site do Concurso no Brasil.

Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/sp/2025/11/26/concurso-gcm-sp-confirma-vunesp-como-banca-e-avanca-para-publicacao-do-edital/