A presença de craques do futebol mundial no PSG atraiu grandes atenções ao Campeonato Francês. Sem eles, é natural que a audiência também sofra um recuo, fato destacado na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest no ‘O Maior Raio-X do Torcedor’. Em relação ao público brasileiro, esse apoio à Ligue 1 caiu pela metade na comparação entre 2023 e 2024.
Contando com Messi e Neymar, por exemplo, o Campeonato Francês era assistido “sempre ou frequentemente” por 8% dos torcedores de futebol no Brasil em 2023. Já em 2024, após a saída da dupla, esse percentual caiu pela metade e foi a 4%.
Curiosamente, a Ligue 1 superou até mesmo o tradicional Campeonato Italiano no último levantamento. Ambos perderam espaço no comparativo dos anos, mas a queda na França fez o campeonato nacional se tornar o menos assistido dentre os torneios na Inglaterra, Espanha, Itália e a própria França.
No topo dessa lista, seguem o Campeonato Espanhol e o Campeonato Inglês, empatados tecnicamente tanto em 2023 como em 2024. Sem grandes surpresas, o campeonato internacional mais assistido pelos brasileiros é a Copa Libertadores, acompanhada com frequência por 53% dos entrevistados.
Em seguida, está a Copa Sul-Americana, com 25%. Fora do continente, a Champions League domina, com audiência de 30%.
Metodologia de pesquisa
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.
A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.
Campeonatos nacionais da Europa que mais são assistidos pelos brasileiros
- Campeonato Espanhol e Campeonato Inglês – 12%
- Campeonato Italiano – 5%
- Campeonato Francês – 4%
Times estrangeiros com maior torcida no Brasil
- Real Madrid – 15%
- Barcelona – 8%
- Manchester City – 2%
- PSG – 1%
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/cai-pela-metade-o-publico-brasileiro-que-assiste-o-frances-apos-saidas-de-messi-e-neymar/