27 de novembro de 2025
Brasil volta exigir visto para turistas do Canadá, EUA e
Compartilhe:

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (26/11) pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), aponta que o fluxo aéreo no Maranhão registrou crescimento de 13,76% entre janeiro e outubro de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, com um total de 1.840.258 embarques e desembarques.

Departamento vinculado à Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), a Obstur-MA revela em seu relatório, que o número de embarques e desembarques foi positivo nos três principais aeroportos maranhenses: São Luís, Imperatriz e Barreirinhas.

Com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da empresa de serviços aeroportuários Esaero Airports, o estudo destaca que, somente em outubro de 2025, o fluxo nos aeroportos do Maranhão foi de 188.144 passageiros – quase 28 mil embarques e desembarques a mais do que os números apurados no mesmo período do ano passado (160.608).

Na avaliação da secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, os bons resultados foram ancorados por contínuas políticas de promoção dos principais destinos maranhenses, como a participação do Maranhão em eventos de turismo internacional, e o reconhecimento de potencialidades naturais e culturais maranhenses como patrimônios da humanidade.

“A missão da Setur-MA é apresentar ao maior número de pessoas nossas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais. O crescimento no fluxo de visitantes nos nossos aeroportos é reflexo direto das nossas ações de promoção dos nossos destinos. Os destinos maranhenses estão em alta no turismo internacional e seguimos focados em atrair cada vez mais turistas, movimentando a economia e gerando renda por meio do turismo”, afirmou a secretária.

Desembarques em São Luís e Imperatriz

Ainda de acordo com o levantamento, o volume de desembarques em outubro de 2025 no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, foi o maior desde 2014, com 76.889 desembarques, número que só fica atrás do volume registrado em 2012 (77.674 desembarques), ano inicial da série histórica monitorada pelo Obstur-MA.

O monitoramento do Obstur-MA também destaca crescimento na taxa de desembarque no Aeroporto de Imperatriz, no oeste maranhense. Segundo os dados tabulados, Imperatriz registrou 14.768 desembarques em outubro deste ano, o melhor número contabilizado em um mês de outubro desde 2014, um crescimento de 8,69% em relação ao mesmo período de 2024.

“O fluxo aéreo no Maranhão está demonstrando um aumento positivo em 2025. Os dados do mês de novembro ainda não foram lançados, mas com o acumulado de janeiro a outubro o fluxo de embarques + desembarques já supera o acumulado de janeiro a novembro de 2024 em 3,87%. Isto mostra a força que o nosso estado está ganhando como destino turístico.”, ressalta Igor Almeida, coordenador do Obstur-MA.

Observatório do Turismo do Maranhão

Departamento da Setur-MA especializado em dados e informações sobre o turismo, cujo objetivo é ser um instrumento de planejamento e gestão que possa contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado, canalizando discussões e meios de pesquisa com o trade, municípios, instituições de ensino e comunidade em geral.

Criado em 2016, o projeto foi elaborado em referência ao planejamento estratégico de turismo do Maranhão, sendo inserido no contexto do Programa de Monitoramento e Informação com o intuito de abranger seus polos turísticos.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/turismo/2025/11/aeroportos-do-maranhao-registram-crescimento-do-fluxo-aereo/