27 de novembro de 2025
Lançamento cheio de simbolismo leva três astronautas à Estação Espacial
Compartilhe:

Em 27 de novembro, é celebrado o Dia de Ação de Graças nos EUA e em territórios dependentes, como Porto Rico e Guam, quando muita gente viaja para se reunir com a família, compartilhar refeições e agradecer pelo ano. Para Chris Williams, astronauta da NASA, a comemoração será em um cenário bem diferente. Nesta madrugada, ele decolou com os russos Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev a bordo da missão Soyuz MS-28 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) – certamente o destino mais distante para onde alguém já foi nesse feriado.

Em resumo:

  • Nova missão é lançada levando um astronauta da NASA e dois cosmonautas da Roscosmos à Estação Espacial Internacional;
  • O trio será recebido pelos atuais ocupantes da ISS com almoço especial adaptado ao Dia de Ação de Graças;
  • Durante 242 dias, eles vão conduzir experimentos científicos, testes tecnológicos e manutenção essencial diária no laboratório orbital;
  • Esta é a primeira missão espacial lançada exatamente nesta data comemorativa importante nos EUA.
A tripulação da Soyuz MS-28, composta por Chris Williams, da NASA, e pelos cosmonautas da Roscosmos Sergey Kud-Sverchkov (ao centro) e Sergei Mikaev. Crédito: Bill Ingalls/NASA

Em coluna publicada no jornal The Hill, o historiador Juan Williams, tio do astronauta, fez um paralelo entre o garoto que jogava basquete com os primos na frente de casa antes do jantar de Ação de Graças com o engenheiro de voo que hoje integra a Expedição 74. 

Ele destacou que essa conquista se apoia em uma história familiar marcada por outras viagens incríveis, como quando a avó de Chris deixou o Panamá em 1958 com três filhos embarcando em um cargueiro de bananas rumo a Nova York, nos EUA. “Neste Dia de Ação de Graças, sou grato por viver em um país onde o neto de imigrantes panamenhos pode representar a América nos céus, em uma missão de paz e ciência”, escreveu Juan.

Foguete decorado e almoço de Ação de Graças

Embora o destino seja o local mais remoto possível, a viagem de Chris e seus colegas foi surpreendentemente rápida. A cápsula Soyuz MS-28 decolou às 6h27 (horário de Brasília) do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, acoplando ao módulo Rassvet a ISS por volta das 9h30 – um tempo menor do que muitos deslocamentos terrestres que acontecem nos EUA neste feriado.

O veículo usado no lançamento, um foguete Soyuz 2.1a, recebeu uma decoração especial: desenhos feitos por crianças em tratamento contra o câncer e retratos dos primeiros astronautas e cosmonautas a visitarem a ISS há 25 anos, iniciativa que marcou tanto o simbolismo da data quanto o aniversário da estação espacial.

O foguete Soyuz 2.1a, que lançou a missão Soyuz MS-28 para a Estação Espacial Internacional, foi parcialmente revestido com obras de arte criadas por pacientes pediátricos com câncer em mais de 50 cidades na Rússia e 14 países ao redor do mundo. Crédito: Bill Ingalls/NASA

Assim que a nave entrou em órbita, dois pequenos bonecos de crochê indicaram o início da ausência de gravidade: um gato ruivo chamado Gizmo, presente de uma família russa, e um cosmonauta de tricô confeccionado por estudantes de uma escola de Gagarin, cidade nomeada em homenagem a Yuri Gagarin, primeiro ser humano a ir ao espaço.

Quando as escotilhas forem abertas, previsto para o meio-dia, os recém-chegados serão recebidos pelos sete integrantes da Expedição 73: o comandante Sergey Ryzhikov e os engenheiros de voo Alexey Zubritsky e Oleg Platonov, da agência espacial russa Roscosmos; Jonny Kim, Zena Cardman e Mike Fincke, da NASA; e Kimiya Yui, da JAXA, agência espacial do Japão. Para a ocasião, eles prepararam um pequeno banquete, adaptando as tradições do Dia de Ação de Graças às restrições do ambiente orbital.

Em um vídeo gravado antes de ser lançado à estação, em agosto, Fincke lembrou que esta será sua segunda celebração de Ação de Graças no espaço. Ele comentou que a equipe já separou pratos típicos como peru com molho de cranberry. Mesmo longe da Terra, a tripulação tenta preservar rituais que reforçam a sensação de comunidade.

A NASA enviou alimentos especiais para a celebração. Em setembro, um pacote chamado BOB (sigla em inglês para “Saco Embalado a Granel para as Festas”) chegou à ISS com pratos tradicionais e algumas opções mais sofisticadas, como salmão, carne de caranguejo e até lagosta. 

Leia mais:

  • Astronautas “presos” no espaço: histórias de sobrevivência e resiliência em órbita
  • Astronautas flagram “duendes vermelhos” sobre a Terra
  • Óculos de realidade virtual podem reduzir o enjoo espacial perigoso em astronautas

Astronauta da NASA e cosmonautas russos devem passar 242 dias no espaço

Depois que três integrantes da Expedição 73 retornarem à Terra no início de dezembro, Williams, Mikaev e Kud-Sverchkov passarão a integrar oficialmente a Expedição 74. Ao longo da missão, que tem duração prevista de 242 dias, o trio ajudará em experimentos científicos, testes tecnológicos, manutenção da estação e poderá fazer caminhadas espaciais, atividades que compõem a rotina dos moradores da ISS.

De acordo com o site Space.com, Williams terá um papel importante na instalação e nos testes do E4D, um novo equipamento europeu de exercícios pensado para missões longas. O dispositivo reúne atividades como ciclismo, remo, exercícios resistidos e até simulações de escalada, ajudando a minimizar os efeitos da microgravidade nos músculos e ossos dos astronautas.

Cápsula Souyuz-MS28 acoplando na Estação Espacial Internacional. Crédito: NASA TV

Ele também participará de estudos que buscam melhorar a eficiência de combustíveis criogênicos e aperfeiçoar o cultivo de cristais semicondutores, além de atuar em protocolos de segurança para reentrada, essenciais para garantir a proteção das tripulações nas próximas gerações de voos espaciais.

Enquanto isso, Kud-Sverchkov e Mikaev terão apoio de um recurso inédito na estação espacial. Eles serão os primeiros cosmonautas a trabalhar com o GigaChat, um sistema de inteligência artificial que auxilia em decisões operacionais do segmento russo. O bot pode responder a comandos de voz ou ser acionado por tablets, ajudando nas tarefas diárias.

Esta é a primeira viagem espacial de Williams e Mikaev e a segunda de Kud-Sverchkov, que já passou 185 dias na ISS em 2021. O trio reúne perfis bem diferentes: Kud-Sverchkov iniciou a carreira como engenheiro de foguetes, Mikaev atuou como piloto da Força Aérea russa e Williams é doutor em física, com trabalhos em pesquisas de supernovas e no desenvolvimento de técnicas avançadas de imagem médica.

Embora não seja incomum que astronautas passem feriados no espaço, a missão Soyuz MS-28 marca a primeira vez em que uma tripulação é lançada exatamente no Dia de Ação de Graças.

O post Lançamento cheio de simbolismo leva três astronautas à Estação Espacial Internacional apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/27/ciencia-e-espaco/lancamento-cheio-de-simbolismo-leva-tres-astronautas-a-estacao-espacial-internacional/