Nesta quinta-feira (27), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), representada pelo diretor da entidade e presidente do Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (Sindicanálcool), Milton Campelo, participou do Fórum Maranhão: Logística e Descarbonização dos Transportes. Em parceria com a FIEMA, o encontro foi promovido pela Universidade Ceuma e pelo Conselho Export Maranhão.
A 4ª edição do Fórum promove o diálogo sobre inovação, sustentabilidade e o futuro dos transportes, reunindo representantes de diversos setores para discutir estratégias alinhadas à modernização logística e à redução das emissões de carbono no setor.
Milton Campelo destacou a participação da FIEMA e do Sindicanálcool no evento, ressaltando o protagonismo das instituições no debate sobre energias limpas. Ele também reforçou o papel do Brasil no avanço dos combustíveis renováveis.
“Estamos atuando firmemente na descarbonização dos transportes. Primeiro, nos transportes terrestres, área na qual o Brasil já tem uma frota de cerca de 40 milhões de carros flex, que usam gasolina e etanol. A partir de 2027, teremos combustíveis renováveis na aviação. Estamos avançando também no transporte marítimo, que hoje contribui com cerca de 3% na emissão de gases do efeito estufa. Tudo isso vai ser fundamental para atingir metas que apontam para um futuro sustentável”, afirmou.
O diretor também destacou a participação do Sindicanálcool como delegado brasileiro na COP30, em Belém.
“O que se percebe é que essa não é uma pauta somente dos dirigentes dos países, é da sociedade. Na COP30, 80 países se manifestaram pelo estabelecimento de uma escala para se prever a redução do consumo de combustíveis fósseis dentro da matriz energética mundial”, ressaltou Campelo.
Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/fiema-participa-da-4a-edicao-do-forum-maranhao-logistica-e-descarbonizacao-dos-transportes/
