Dos clássicos de Roberta Miranda ao festival de MPB remixada, passando pela ocupação de praças e pelas feiras de agricultura, a cidade se enche de atrações neste fim de semana (28 a 30 de novembro).
Abaixo, os principais destaques da curadoria do O Imparcial:
Viradinha Afro Cultural na Nauro Machado
Quando: sexta-feira, 28 de novembro, a partir das 16h
Onde: Praça Nauro Machado
Ingressos: gratuito
Promovido pelo Instituto Ylúguerê, o festival celebra a cultura negra maranhense com música, dança, poesia e manifestações tradicionais. Entre os destaques, Regional SLZ, Tambor de Crioula dos Onças, Naty Nayfson, Banda Ylúguerê e Helton Borges. Blocos afros, corais, artesãos e estilistas completam o encontro que exalta ancestralidade e saberes populares.
“Isso Definitivamente Não É Um Culto” de Whindersson Nunes
Quando: sexta-feira, 28 de novembro
Onde: Pavilhão Sebrae (Av. Jerônimo de Albuquerque, Alto do Calhau)
Ingressos: à venda no site da Dux Produções
Whindersson traz a São Luís seu novo espetáculo, que une humor e momentos de reflexão. No palco, o artista aborda fim do mundo, redes sociais e religião com ironia, crítica e sua marca pessoal de espontaneidade.
Lançamento oficial do samba-enredo 2026 da Flor do Samba
Quando: sexta-feira, 28 de novembro, a partir das 19h
Onde: Praça da Flor do Samba
Ingressos: gratuito
A escola apresenta oficialmente o samba-enredo “Entre o Ventre e a Flor: Mulheres, Mitos e Deusas”, criado por Vitória Dias, Guga Martins, Tay Coelho e Ailson Picanço. A noite tem shows do GDAM, Favela do Samba, Kambalacho Show e o lançamento do videoclipe oficial.
Tô no Mará celebra cultura e identidade do Munim em Icatu
Quando: sexta (28) e sábado (29)
Onde: Icatu (diversos pontos do circuito criativo)
Ingressos: gratuito
Organizado pelo Sebrae Maranhão, o movimento toma as ruas de Icatu com grafites, instalações, jardins afetivos, feira gastronômica e cortejos. O circuito celebra o Território Munim e valoriza práticas e saberes locais em diálogo com a produção contemporânea.
4ª Fenafes + 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar
Quando: sexta e sábado (28 e 29 de novembro)
Onde: Lagoa da Jansen
Ingressos: gratuito
O evento reúne espaços de conhecimento, cidadania, tecnologia, comercialização e cultura. A programação nesta sexta conta com o show da banda Baré do Casco e Pinduca, a banda os Tropix e a cantora Núbia. Já no sábado, encerrando a programação cultural, temos Roberta Miranda, Victor Sena e Luciana Pinheiro.
1º Festival Brasilidades a Granel na Deodoro
Quando: sábado, 29 de novembro, a partir das 16h
Onde: Praça Deodoro (palco em frente à Biblioteca Benedito Leite)
Ingressos: gratuito
O projeto Brasilidades, criado por Eric Felix, ganha formato de festival e mistura Música Popular Brasileira com a cena eletrônica. O line-up reúne DJ’s de várias regiões, como Helena Melo (MA), Kananda PX (PE), Ubuntu (BA), Paco Cabana (RJ), Félix (com Sereia e Adriano Sound) e Pedrita (PA).
Exposição “Sem Título” na inauguração da Galeria Um Quarto de Meia Morada
Quando: sábado e domingo (29 e 30 de novembro)
Onde: Centro Histórico de São Luís (Galeria Um Quarto de Meia Morada)
Ingressos: gratuito
A mostra de abertura reúne obras de Dinho Araújo, Lulu Elar, Dyonne Boy e Maria Mazzillo. Com colagens, fotografias e objetos, os artistas — também curadores — propõem diálogos entre poéticas e práticas contemporâneas.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/roberta-miranda-whindersson-nunes-e-remixes-de-mpb-veja-as-atracoes-do-fim-de-semana/
