28 de novembro de 2025
Primeiro asteroide próximo da Terra observado na história sobrevoa o
Compartilhe:

É hora de reencontrar um velho amigo. Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a quantidade de asteroides próximos da Terra ultrapassou a marca de 40 mil. Entre eles, é claro, está o primeiro de todos: o asteroide 433 Eros. Descoberto há quase 130 anos, ele agora volta para um novo “encontro” com o planeta.

Também chamado apenas de Eros, o 433º asteroide identificado pelos astrônomos fará uma passagem próxima da Terra neste domingo (30). A rocha ficará visível por algumas semanas, podendo ser observada com telescópios pequenos.

Representação artística de asteroides próximos da Terra – já são mais de 40 mil! Crédito: Buradaki – Shutterstock

Em resumo:

  • Descoberto em 1898, o asteroide Eros retorna este fim de semana para perto da Terra;
  • Ele passará a cerca de 60 milhões de km do planeta, ficando visível por semanas;
  • A distância vai facilitar observação do objeto;
  • A rocha espacial será vista perto de Andrômeda;
  • A passagem será transmitida ao vivo pela internet;
  • Eros tornou-se histórico após estudos detalhados da sonda NEAR, da NASA.

Durante a aproximação máxima, o objeto deve passar a cerca de 60 milhões de quilômetros do planeta. Essa é uma distância totalmente segura, embora curta o suficiente para permitir uma observação clara do asteroide.

Para os observadores, Eros estará perto do núcleo luminoso da galáxia Andrômeda, a vizinha mais próxima a Via Láctea. Com aproximadamente 34 km de comprimento por 11 km de altura e 11 km de largura, o asteroide promete brilhar intensamente, a ponto de poder ser observado com um telescópio simples, de 60 milímetros.

O asteroide 433 Eros e a galáxia de Andrômeda fotografados em 19 de novembro de 2025. Crédito: Gianluca Masi/Virtual Telescope Project

Como ver a passagem do asteroide pela internet

Quem quiser acompanhar tudo com conforto e praticidade, de onde estiver, poderá assistir ao evento pela internet. O Virtual Telescope Project, um serviço do Observatório Astronômico Bellatrix, na Itália, em parceria com a Fundação Asteroide, fará uma transmissão ao vivo a partir das 17h (horário de Brasília), no YouTube.

Eros foi registrado pela primeira vez em 1898, tornando-se o primeiro asteroide próximo da Terra já descoberto. De acordo com o site IFLScience, o crédito costuma ser atribuído ao astrônomo alemão Gustav Witt e ao assistente Felix Linke, do Observatório de Urânia, em Berlim. No entanto, Auguste Charlois, do Observatório de Nice, na França, também o identificou de forma independente.

Desde então, o asteroide se tornou um velho conhecido da astronomia. Em 1998, a NASA enviou a sonda NEAR Shoemaker para estudá-lo de perto. A espaçonave chegou a apenas 3.800 km do objeto e coletou informações sobre tamanho, formato, rotação e outras características importantes.

Asteroide Eros
Asteroide Eros registrado pela sonda NEAR, da NASA. Crédito: NEAR Project/NLR/ JHUAPL/Goddard SVS/NASA

Leia mais:

  • NASA salva missão para asteroide perigoso de corte do governo Trump 
  • Asteroide recém-descoberto dá volta no Sol em 128 dias – o segundo mais rápido já visto
  • Astrônomos brasileiros descobrem sistema de anéis em formação ao redor de asteroide

Investigação da rocha espacial “do amor” começou no Dia Mundial dos Namorados

Em 14 de fevereiro de 2000, Dia dos Namorados em muitos países, a sonda entrou na órbita de Eros — asteroide batizado em homenagem ao deus grego do Amor. O início das observações aproximadas do objeto foi marcado por essa coincidência. No ano seguinte, a NEAR realizou o primeiro pouso já feito em um asteroide, encerrando oficialmente sua missão.

Para surpresa dos cientistas, a sonda continuou funcionando após o pouso. Foi possível realizar o primeiro experimento de raios gama na superfície de um corpo celeste que não fosse a Terra, mostrando que instrumentos delicados podem operar em um ambiente tão extremo.

Assim, quem observar o 433 Eros no domingo ou nas próximas semanas estará diante de um verdadeiro marco da exploração espacial – um objeto que abriu caminho para tudo o que sabemos hoje sobre asteroides próximos da Terra.

O post Primeiro asteroide próximo da Terra observado na história sobrevoa o planeta no fim de semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/28/ciencia-e-espaco/asteroide-historico-passa-perto-da-terra-neste-fim-de-semana/