O professor José de Ribamar Miranda, candidato à presidência da Federação Maranhense de Basquetebol (FMB), protocolou uma série de denúncias sobre supostos desmandos administrativos e financeiros na entidade, atualmente presidida por Alesson Serejo Belo. O docente solicita a intervenção judicial na federação e a devida apuração das acusações.
Ribamar, que concorre pela chapa “Tudo Pelo Basquete”, afirma haver falta de transparência, descumprimento do estatuto e indícios de uso irregular de recursos da FMB.
Segundo a representação protocolada, a atual gestão não apresentou a prestação de contas referente ao exercício de 2024. O documento também cita que filiações e desfiliações de clubes foram feitas sem a convocação de assembleia. Outras irregularidades apontadas incluem a criação de uma comissão eleitoral sem previsão estatutária e a movimentação financeira da FMB por meio da conta bancária pessoal do presidente.
A denúncia aponta, ainda, que a entidade não possui sede formalmente definida e que não realizou competições ao longo do ano.
Diante do cenário, o professor José de Ribamar Miranda solicitou à Justiça a suspensão da eleição marcada para 15 de dezembro, o afastamento imediato da diretoria e a nomeação de um interventor para reorganizar a gestão e garantir um processo eleitoral regular e transparente.
Leia também:
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/candidato-a-presidente-da-federacao-maranhense-de-basquetebol-denuncia-supostos-desmandos-e-pede-intervencao-judicial/
