São Luís (MA) tem progredido para se tornar uma cidade mais conectada, acessível e inovadora com o apoio estratégico do Programa Turismo Futuro Brasil (TFB). A iniciativa atua para consolidar a cidade como um Destino Turístico Inteligente (DTI), promovendo o aprimoramento da infraestrutura e dos serviços turísticos. Os resultados alcançados pelo TFB serão apresentados na culminância nacional do programa, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de dezembro na capital maranhense.
O Programa Turismo Futuro Brasil é uma realização do Sebrae Nacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contando com o apoio do Ministério do Turismo (MTur) e a execução técnica da GKS Inteligência Territorial. O convênio apoia 12 destinos turísticos no país, incluindo São Luís, por meio de planos de ação e iniciativas práticas voltadas à transformação dessas cidades em Destinos Turísticos Inteligentes.
Em São Luís, o TFB concentrou-se no eixo de acessibilidade, implementando ações para um turismo mais inclusivo, especialmente no Centro Histórico. As principais iniciativas desenvolvidas incluem o diagnóstico de acessibilidade em equipamentos e empreendimentos turísticos, a capacitação de empreendedores e gestores públicos e a articulação com políticas locais de turismo inteligente. O objetivo é garantir a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas experiências turísticas do município, contribuindo para um desenvolvimento alinhado à sustentabilidade, à inovação e ao respeito à diversidade.
Encontro final do programa turismo futuro Brasil
As atividades da culminância nacional do TFB acontecerão na sede do Sebrae Maranhão e no Complexo Trapiche Santo Ângelo. O evento reunirá cerca de 250 participantes, incluindo gestores públicos, técnicos, consultores, representantes do trade e instituições parceiras dos 12 destinos apoiados pelo programa: São Luís (MA), Belém (PA), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Bombinhas (SC), Belo Horizonte (MG), Pirenópolis (GO), Penedo (AL), Novo Airão (AM), Recife (PE) e Salvador (BA).
A programação do evento de encerramento inclui painéis técnicos, apresentação dos resultados dos destinos, visitas vivenciais, integração nacional e apresentações de expressões culturais maranhenses, como o Tambor de Crioula e o Bumba Meu Boi.
A agenda do dia 1º de dezembro (segunda-feira) começa no Auditório do Sebrae Maranhão, no Jaracaty, com o credenciamento às 9h e a abertura da agenda técnica às 10h, focada na apresentação de cases e troca de experiências. À tarde, no Complexo Trapiche Santo Ângelo, haverá a abertura institucional às 16h, seguida pela apresentação da jornada e dos resultados gerais do TFB, a apresentação da solução tecnológica “O Ambulante Digital” e a entrega de certificados e homenagens, finalizando com um coquetel de confraternização.
No dia 2 de dezembro (terça-feira), as atividades se concentram nas visitas técnicas que começam às 9h, partindo do Complexo Trapiche Santo Ângelo. Os participantes serão divididos em turmas: a Turma A fará uma imersão cultural no Quilombo, e a Turma B fará uma exploração do Mirante. O evento será encerrado festivamente às 16h, com um passeio de barco e integração entre os destinos.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/sao-luis-consolida-se-como-destino-turistico-inteligente-com-foco-em-acessibilidade/
