A plataforma do Cosmódromo de Baikonur foi danificada durante o lançamento da nave Soyuz à Estação Espacial Internacional na última semana. A agência espacial russa Roscosmos divulgou uma vídeo mostrando o impacto no local.
A Rússia usa a plataforma, que fica no Cazaquistão, para seus lançamentos espaciais. A agência ainda está avaliando a extensão dos danos.
Plataforma russa foi danificada após lançamento
A nave Souyz decolou de Baikonur, no Cazaquistão, na última quinta-feira (27), levando Chris Williams, astronauta da NASA, e Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev, da Roscosmos, até a Estação Espacial Internacional.
O lançamento foi bem-sucedido, mas deixou danos na plataforma. Imagens capturadas pela agência espacial russa mostraram que parte da estrutura desabou e caiu. Segundo o Business Insider, isso pode ter acontecido quando a Soyuz acionou seus motores auxiliares e deslocou o compartimento de serviço abaixo da plataforma.
O vídeo divulgado pela Roscosmos mostrou destroços saindo do local, que podem indicar uma explosão ou algum dano estrutural. Já uma imagem área mostrou parte da plataforma carbonizada.
A agência confirmou os danos, mas não informou a extensão do problema. À mídia estatal russa, disse que a “condição do complexo está sendo avaliada. Todos os componentes de reserva necessários estão disponíveis para a restauração, e os danos serão reparados em breve”.
Veja o vídeo:
Soyuz MS-28 spacecraft carrying NASA astronaut and two Roscosmos cosmonauts BLASTS OFF from the Baikonur Cosmodrome to the ISS pic.twitter.com/q45LVeP0v1
— RT (@RT_com) November 27, 2025
Plataforma é a única da Rússia
O complexo de Baikonur fica no Cazaquistão, mas é alugado pela Rússia. Os danos aconteceram na plataforma Site 36/1, construída na década de 1960 – e a única que o país usa para lançamentos espaciais.
O local tem uma plataforma alternativa, o Site 1, onde o país enviou o cosmonauta Yuri Gagarin no primeiro voo espacial tripulado da história. No entanto, essa estrutura foi desativada para missões espaciais em 2019.
A Roscosmos informou que está reparando os danos à plataforma. Não há prazo para resolução. Enquanto isso, a Rússia pode ter que interromper seus lançamentos até a conclusão dos reparos.

Missão chegou à ISS
- A missão Soyuz MS-28 decolou às 6h27 (horário de Brasília) do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, acoplando ao módulo Rassvet à ISS por volta das 9h30;
- O trio foi recebido pelos atuais ocupantes da ISS com almoço especial adaptado ao Dia de Ação de Graças;
- Durante 242 dias, eles vão conduzir experimentos científicos, testes tecnológicos e manutenção essencial diária no laboratório orbital.
O post Única plataforma de lançamento da Rússia foi danificada e pode impedir missões espaciais apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/01/ciencia-e-espaco/unica-plataforma-de-lancamento-da-russia-foi-danificada-e-pode-impedir-missoes-espaciais/
