O clima é de muita animação em meio a jogadores e dirigentes do Moto Club de São Luís. Tudo por conta da vaga na Série D do Brasileiro de 2026,que deverá ser oficializada pela CBF ainda neste mês de dezembro. O clube contou com a vitória (2 a 0) do Brasil de Pelotas-RS, sobre o Aimoré, pela Copa FGF. Campeão da competição, o clube rubro-negro gaúcho conquistou o direito de disputar a competição, direto, enquanto os motenses ficaram com a última vaga pelo ranking nacional de clubes.
A diretoria do Moto acredita que agora, com o calendário definido (Estadual e Brasileiro), abre-se a oportunidade para contratação de jogadores de melhor qualidade técnica, pois facilita o convencimento de profissionais que, desta forma, ficam sabendo que terão pelo menos seis meses de contrato com o Papão. Nas próximas horas, novos nomes que estavam em negociações deverão acertar a vinda para São Luís. A informação também já foi repassada ao técnico Jairo Nascimento, que virá de Palmas-TO para a capital maranhense nos próximos dias.
O Brasil de Pelotas garantiu o título com dois gols marcados no primeiro tempo e só administrou o resultado no segundo, apesar de ter várias oportunidades para ampliar a vantagem. No primeiro duelo do confronto, o resultado foi um empate por 1 a 1.
Quem chega e quem fica para 2026
Durante um bom período, o Sampaio Corrêa manteve-se em silêncio sobre a montagem do novo time para a próxima temporada. No entanto, desde a semana passada começou a divulgar os nomes dos atletas que vestirão a camisa tricolor no início de 2026.
Até o fechamento desta matéria já eram 20 os nomes da lista composta por novatos e remanescentes da temporada 2025. São eles: Raynon, Wellington Lima e Vinícius Fávero (goleiros); Felipe Cauã, Clebson, Gui França e Matheus Alves (zagueiros); Dimas, Peu, Matheus Albino e Izaldo Braz (laterais); Cavi, Alécio Gabriel e Pedro Teixeira (volantes); Neto e Nikollas Sena (meias); Eric Carral, Adriano, Histone e Emerson Carioca (atacantes). Mais dois nomes serão confirmados nas próximas horas.
A apresentação dos jogadores de alguns jogadores foi ontem. Na sequência, amanhã, o Tricolor seguirá para a cidade de Humberto de Campos, onde ocorrerá o início da pré-temporada, durante oito dias. Os treinos com bola vão começar após o dia 11.
Maranhão
O MAC foi o primeiro clube a iniciar o período de preparação no dia 24. A base do time que vai tentar a conquista do bicampeonato foi mantida, mas o grupo foi completado com algumas contratações feitas fora do estado, todas com o aval do técnico Marcinho. O elenco já tem 28 profissionais: Jean, Vitão e Cauê (goleiros); Keven, Júlio Nascimento, Fernando, Almeida e Lucas Gomes (zagueiros); Franklin, Negueba, André Radija e Lucas Santos (laterais); Railson, Rosivan, Caio, Pedro Lucas, Pedro Henrique, Willyam Maranhão e Vander (volantes); Vagalume, Jorge, Breno Alan e Nadson (meias); Rafael, Kessinho, Joelson, Patrick Carvalho e Will (atacantes).O clube ainda busca um atacante.
IAPE
O Canário da Ilha também demorou para informar a formação do seu elenco, mas no meio da semana passada o clube apresentou um pacote de renovações e de novos nomes. Permanecem no grupo o goleiro Kennedy, o zagueiro Emerson, o volante Vitão e o atacante Kaio. No dia seguinte divulgou a contratação do zagueiro Edmar (ex-Sampaio), de 37 anos, que fará dupla com o experiente Dedé. O número de reforços cresceu com as contratações do meia Paulo Victor, os atacantes Pimentinha, Mikeias e Dieguinho, os laterais Luann e Matheus Rubens (direita) , o lateral-esquerdo Michael Oliveira, e os volantes Dudu Barbosa e Eloir. Os últimos reforços anunciados foram: Gustavo (zagueiro), Rômulo Ferreira (volante),Edream (meia) e Marcos Vinicius (atacante).
Moto Club
Dos chamados grandes da capital o Moto foi o que menos contratou, porque esbarrava na espera da definição de uma vaga para a Série D em 2026, agora garantida com o Brasil de Pelotas campeão da Copa FGF. Júnior Saudade, que em 2022 esteve no Juventude Samas e em 2025 vestiu a camisa do IAPE, foi anunciado no começo da semana. Ele também jogou pelo Comercial-PI.
Também foram anunciados, Yan Ferreira (lateral-esquerdo); João Ciríaco (goleiro); Athos (meia); Hudson e Lucas Santa Helena (volantes); o lateral-direito Jadiel e o zagueiro Neto, do futebol capixaba. Os atacantes Jean e Paulinho, formados na base do clube, também se juntarão ao grupo, que deverá crescer na próxima semana. A apresentação será no dia 8.
Imperatriz
O Cavalo de Aço continua reforçando o elenco com foco na temporada de 2026. Na semana passada, o Imperatriz anunciou as contratações de Luís Guilherme (lateral-direito) que estava no Batel-PR, o meia Patuta, do Maracanã-CE e o lateral-esquerdo Adriel. Em seguida, foram confirmados o zagueiro Cássius, com passagens por clubes do interior paulista, e o atacante Testinha, ex-Maracanã-CE.
Os demais são os goleiros Júnior Conceição e Mateus Machado, os zagueiros Ronny e Luís Fernando, o lateral-esquerdo Wyldson Lima, os volantes Gleidson, Felipe Macena e João Victor, e o atacante Café.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/moto-comemora-vaga-na-serie-d-do-brasileiro/
