2 de dezembro de 2025
Lula conversa com Trump sobre tarifas e propõe ampliar cooperação
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira (2/12) para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir comércio bilateral e articulações na área de segurança. Lula celebrou a retirada da tarifa adicional de 40% aplicada a produtos brasileiros e afirmou querer acelerar novas negociações para ampliar a lista de itens isentos.

Segundo o Planalto, o petista destacou que a decisão norte-americana, que beneficiou produtos como carnes, café e frutas, foi “muito positiva” para o Brasil. O governo estima que 238 itens deixaram de ser taxados após o anúncio feito no fim de novembro. Lula, porém, afirmou que ainda há outros produtos que precisam ser debatidos para avançar em um acordo mais amplo.

Cooperação contra o crime organizado

Na ligação, Lula também reforçou a necessidade de estreitar a cooperação com os Estados Unidos no combate ao crime organizado. De acordo com a Presidência, o brasileiro mencionou operações recentes realizadas no país para enfraquecer financeiramente facções e apontou que parte das organizações atua a partir do exterior.

Trump concordou com a proposta e disse estar disposto a ampliar ações conjuntas entre os dois países. O republicano tem adotado um discurso de combate ao narcotráfico, usado como justificativa para operações militares próximas à costa da Venezuela.

Lula e Trump acertaram que voltarão a conversar em breve para aprofundar as tratativas nos dois temas.

*Fonte: Correio Braziliense

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/lula-conversa-com-trump-sobre-tarifas-e-propoe-ampliar-cooperacao-contra-o-crime/