2 de dezembro de 2025
Lula: Brasil é soberano e interferência dos EUA é inaceitável
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (2/12), que o Brasil tem potencial para voltar a ser exportador de óleo diesel e de gasolina com a descoberta e exploração de novos poços de petróleo. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Guarapes, em Recife.

A fala do presidente ocorre em meio às críticas que o governo federal tem recebido por ter autorizado a exploração de petróleo na Margem Equatorial, próximo à Foz do Rio Amazonas, o que, para ambientalistas, contraria a necessidade do fim do uso de combustíveis fósseis.

“Nós achamos que aqui vai atender uma parte muito importante do Nordeste. Acho que o Brasil pode voltar a ser exportador de óleo diesel, de gasolina, na medida que nós descobrirmos mais poços de petróleo”, disse Lula.

Lula está em Pernambuco para inaugurar a ampliação da Refinaria Abreu e Lima, considerada a mais moderna da Petrobras. Com as obras previstas, a produção no local deve chegar a 260 mil barris de petróleo por dia.

Energia limpa e desafio à Alemanha

O presidente defendeu a Petrobras como modelo de sustentabilidade, mesmo utilizando o combustível fóssil. “A gente quer utilizar a Petrobras como modelo de que é possível, mesmo você utilizando o petróleo, você ter uma energia altamente limpa”, disse.

Lula também anunciou que viajará a Hanôver, na Alemanha, em abril do próximo ano para participar da maior feira industrial do mundo, conhecida como Hannover Messe.

O petista disse ter feito um desafio ao chanceler alemão para comparar o nível de emissão de gases tóxicos dos combustíveis brasileiros contra os combustíveis da Alemanha. “O que eles estão prometendo fazer em 2040, nós estamos fazendo hoje”, concluiu.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/lula-defende-nova-exploracao-de-petroleo-e-diz-que-brasil-pode-voltar-a-ser-exportador-de-diesel-e-gasolina/