3 de dezembro de 2025
No Itaú Cultural, em São Paulo, jornalista maranhense lança livro
Compartilhe:

O Itaú Cultural recebe no dia 3 de dezembro (quarta-feira), às 20h, a programação de lançamento do livro Imaginários emergentes e mulheres negras: representação, visibilidade e formas de gestar o impossível (Editora Instante, 224 páginas), da mestre, doutora e pós-doutora em jornalismo Rosane Borges. A publicação aborda o papel da mulher negra na atualidade, ao lidar sempre com o impossível e recriar o futuro, tema que conduz o debate nesta noite da autora com a filósofa Sueli Carneiro e a cantora Izzy Gordon, e apresentação da também jornalista Adriana Ferreira.

A programação é gratuita, como todas as atividades do Itaú Cultural. Os ingressos devem ser reservados a partir das 12h da terça-feira da semana do lançamento, pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.

No livro, Rosane coloca em debate o papel da mulher negra na sociedade de hoje, a partir da leitura dos apagamentos feitos pelo racismo. Para tanto, retoma saberes ancestrais e estratégias de mobilização que se posicionam diante desses impactos estruturais. 

A obra apresenta e acompanha gestos e atos de transformação de mulheres negras, tendo como objetivo um novo projeto de país e de mundo. “Este livro, por meio das vozes ancestrais que o move, se não procura oferecer a cura exemplar, investe em reconhecer os gestos de quem soube metamorfosear dor em beleza, sem esquecer o que significou a escravidão transatlântica”, explica a autora, que complementa: “Ele faz dessa experiência um acontecimento, que devolve para o coletivo a responsabilidade de todos e de cada um e nos coloca como protagonistas para urdir o tempo que vem, o tempo espiralar”.

Sobre a autora

Rosane Borges é mestre, doutora e pós-doutora em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), tendo se formado em comunicação social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É professora do Diversitas e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de coordenadora da Escola Online Longa. É também autora de Esboços de um tempo presente (2021) e organizadora dos livros Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004) e Mídia e racismo (2012).

SERVIÇO:

  • Lançamento do livro Imaginários emergentes e mulheres negras: representação, visibilidade e formas de gestar o impossível (Editora Instante, 224 páginas)
  • Com participação da autora Rosane Borges, Sueli Carneiro e Izzy Gordon.
  • Apresentação: Adriana Ferreira
  • Dia 3 de dezembro (quarta-feira), às 20h
  • Sala Itaú Cultural (piso térreo)
  • Capacidade: 224 lugares
  • Duração: aproximadamente 120 minutos
  • Entrada gratuita. Reservas de ingressos na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br 

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/no-itau-cultural-em-sao-paulo-jornalista-maranhense-lanca-livro-sobre-o-papel-da-mulher-negra/