4 de dezembro de 2025
Ruído rosa sob medida pode tornar carros elétricos mais seguros
Compartilhe:

Veículos elétricos (EVs) têm grande vantagem ambiental, pois são movidos a baterias e motores elétricos. Isso também os tornam praticamente silenciosos, especialmente em velocidades baixas. Mas essa mesma característica cria um risco: pedestres, ciclistas e pessoas com visão reduzida podem não perceber a aproximação de um carro.

Por isso, montadoras já têm a obrigação de implementar sistemas de alerta sonoro para veículos elétricos em baixa velocidade; porém, o som preciso a ser emitido fica a critério das fabricantes.

Leia mais:

  • Veja por que a Tesla vem sofrendo com queda em suas vendas na China
  • Toyota revela a nova Hilux 100% elétrica com estreia prevista para 2026
  • Com energia solar, startup tunisiana revoluciona veículos elétricos na África

Possível solução para o problema

Frequências são como partes do som, medidas em Hz (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

Pesquisadores da Acoustical Society of Japan, sob a liderança da estudante de pós-graduação Mei Suzuki, decidiram enfrentar o problema explorando o que se chamou de sons intencionais, ao invés de ruídos aleatórios ou beeps padrão.

“Em nossa pesquisa, buscamos projetar sons que orientassem a abordagem, baseados em onomatopeias evocadas pela imagem de um ‘veículo silencioso’”, afirmou Suzuki em um comunicado à imprensa divulgado recentemente.

Além disso, foi feito o uso de ruído rosa, um tipo de som filtrado que concentra mais energia nas frequências baixas.

Testes foram realizados com voluntários, tanto em um ambiente de estúdio quanto em condições reais de via para simular ruído urbano, tráfego e construção. Cada som foi avaliado com base em critérios como “facilidade de ser notado” e “sensação de urgência”

Ilustração de carros elétricos da Kia
Os veículos elétricos estão sendo cada vez mais desenvolvidos no mercado mundial
(Imagem: Divulgação/Kia)

Resultado: ruído rosa de baixa frequência é a melhor opção

Entre todas as amostras, a versão de ruído rosa com distribuição desigual de energia na totalidade do seu espectro foi o que teve maior destaque. Esse som foi percebido mais claramente em meio a ruídos urbanos, chegando a ser mais eficaz para alertar a presença do EV do que beeps ou sinais agudos.

Segundo Suzuki, a predominância de frequências mais baixas torna o som menos suscetível a ser “abafado” por tráfego, obras ou outros ruídos de fundo — exatamente quando um alerta claro e antecipado é mais necessário.

Próximos passos: ruído para bicicletas e outros modais urbanos

As bicicletas elétricas da Veloretti Ivy (esquerda) e Ace (direita). Imagem: Veloretti/Divulgação
Bicicletas e outras veículos elétricos também são muito silenciosos. Por isso, vale a pena estudar soluções de ruído para alertar pedestres (Imagem: Veloretti/Divulgação)

O estudo não pretende se limitar a carros. A equipe já planeja adaptar os mesmos conceitos acústicos para dispositivos de micromobilidade, como bicicletas elétricas e patinetes, com o objetivo de reduzir colisões envolvendo pedestres e pessoas com deficiência visual.

“Como a pesquisa sobre sons de alerta de aproximação para dispositivos de micromobilidade é em grande parte inexplorada, acreditamos que isso pode contribuir para a redução de colisões envolvendo pedestres e pessoas com deficiência visual”, disse a estudante.

O post Ruído rosa sob medida pode tornar carros elétricos mais seguros para pedestres apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/04/carros-e-tecnologia/ruido-rosa-sob-medida-pode-tornar-carros-eletricos-mais-seguros-para-pedestres/