A Gazeta do Povo, com seus 106 anos de história, foi um dos veículos da imprensa homenageados pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) nesta quinta-feira (4), em São Paulo, durante a cerimônia que celebrou a contribuição histórica de 13 jornais centenários associados à entidade. O evento também marcou a entrega do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025 ao Instituto Palavra Aberta.
A homenagem, realizada no auditório da ESPM-TECH, destacou o papel essencial desses veículos na preservação da memória nacional e na defesa da democracia. Fundada em 1919, a Gazeta do Povo tem sido referência na imprensa brasileira, acompanhando transformações políticas, sociais e tecnológicas do país pautada no compromisso contínuo de informar a sociedade com um jornalismo de qualidade e com a defesa dos valores fundamentais.
“Para um jornal chegar a 100 anos precisa ter o reconhecimento de fato que aquele patrimônio, aquele ativo, lastreado em confiança e credibilidade, não apenas foi reconhecido pela comunidade, mas que é uma alavanca fundamental para o futuro”, disse Marcelo Rech, presidente executivo da ANJ.
Além da Gazeta do Povo, foram homenageados outros 12 jornais com mais de um século de atuação, como O Estado de S.Paulo (150 anos), Correio do Povo (130), Folha de S.Paulo (104), A Tarde (113) e O Globo (100). A ANJ destacou que, a partir deste ano, a celebração dos centenários passa a ser uma ação permanente, com reconhecimento oficial a todos os veículos associados que completarem 100 anos.
“Não se faz uma história de credibilidade, de confiança da noite para o dia, em dois meses, três meses, um ano ou dez anos. São décadas contadas e em algumas ocasiões até séculos”, ressalta Rech.
O presidente do Conselho de Administração do grupo O Estado de S. Paulo, Francisco Mesquita Neto, discursou em nomes dos jornais associados por representar o veículo mais antigo. “Por serem confiáveis e resilientes, os treze diários que homenageamos ultrapassaram cem anos de atividades, superando guerras, ditaduras, crises e grandes mudanças, mantendo seus propósitos e ajudando os brasileiros a tomarem decisões de forma crítica e livre.”
A cerimônia também prestou tributo ao Instituto Palavra Aberta, referência na defesa da liberdade de imprensa e da educação midiática. Criado em 2010, o instituto completa 15 anos em 2025 e foi reconhecido pelo trabalho de combate à desinformação e formação de cidadãos críticos. A presidente do instituto, Patricia Blanco, e outras lideranças do setor participaram da entrega do prêmio.
Encerrando o evento, o painel “IA e o futuro do jornalismo” reuniu executivos de grandes redações para discutir os impactos da inteligência artificial no setor e os desafios para manter a integridade da informação em tempos de transformação tecnológica.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/sao-paulo/gazeta-do-povo-homenageada-anj-jornais-centenarios/
