5 de dezembro de 2025
Concursos públicos: 3 cidades do Maranhão abrem mais de 400
Compartilhe:

A prova discursiva do segundo Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) será aplicada neste domingo, 7 de dezembro. O exame, de caráter eliminatório e classificatório, compõe a segunda fase da primeira etapa do certame e será realizado em 228 cidades brasileiras. O CNU 2 oferece um total de 3.652 vagas, distribuídas entre 32 órgãos e entidades do Executivo Federal.

No total, 42.499 candidatos foram aprovados para participar das provas discursivas, sendo 24.275 homens e 18.217 mulheres. As regiões Sudeste e Nordeste concentram os maiores volumes de classificados. O Distrito Federal registrou o maior número de classificados entre todas as unidades da federação: 8.214 candidatos.

Horários e estrutura da avaliação

Para os cargos de nível superior, a prova ocorrerá das 13h às 16h, seguindo o horário de Brasília. Para o nível intermediário, o horário será das 13h às 15h. Os locais de prova estão disponíveis no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame. Cada candidato deverá permanecer na sala por, no mínimo, uma hora.

A avaliação seguirá os temas previstos nos Anexos I a IX do edital de abertura, conforme o bloco temático escolhido. No nível superior, serão duas questões discursivas, totalizando 45 pontos, avaliadas igualmente entre Domínio dos Conhecimentos Específicos e Uso da Língua Portuguesa.

Para nível intermediário, a prova consistirá em uma redação dissertativo-argumentativa de até 30 linhas, valendo 30 pontos, cuja pontuação integral será atribuída ao domínio da norma culta.

Casos de nota zero e eliminação

A obtenção de nota zero na prova discursiva implica em eliminação automática do candidato. No caso de nível superior, se o candidato zerar o critério de Conhecimentos Específicos, a prova não terá sua parte linguística corrigida.

Receberão nota zero provas que forem preenchidas com material inadequado, forem entregues em branco, apresentarem letra ilegível, fugirem do tema proposto ou forem escritas fora do espaço destinado. A prova deve ser manuscrita e a folha de respostas definitivas não pode ser substituída.

Textos fora do local indicado, rasurados ou ilegíveis, uso de caneta inadequada, fuga ao tema ou prova em branco resultarão em nota zero e eliminação. Marcas identificadoras na folha definitiva também eliminam o candidato.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/concurso-nacional-unificado-sera-aplicado-neste-domingo-07/